2º Encontro de Empreendedores Turísticos em Viana promove troca de experiências e parcerias

2º Encontro de Empreendedores Turísticos em Viana promove troca de experiências e parcerias
Foto: Julio Victor

O turismo é uma importante política pública para o desenvolvimento de uma cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), realiza o 2º Encontro de Empreendedores Turísticos.

O objetivo desse evento é promover, de fato, o encontro de empreendedores do município e, assim, possibilitar que se conheçam, troquem experiências, firmem parcerias, fortalecendo a cadeia turística de Viana.

O evento reuniu representantes dos espaços de lazer, como sítios, pesque e pague e ranchos do município, além de proprietários de restaurantes, cervejarias, queijaria, bares e hotelaria, bem como artesãos, guias de turismo, organizadores de eventos, produtores de mel e artistas de várias áreas que se destacam em Viana.

Segundo o prefeito Wanderson Bueno, o turismo é um dos setores que mais movimentam a economia de Viana. Pensando nisso, políticas públicas que promovem o diálogo entre os empreendedores e a gestão tem suma importância no desenvolvimento de Viana.

Foto: Julio Victor

“Entendemos que o turismo é uma importante mola propulsora para avanços na nossa cidade. Pensando nisso, estamos realizando várias ações para avançar nesta importante área de atuação, buscando atuar diretamente nas nossas potencialidades. Atualmente, Viana tem como ponto forte o agroturismo e o turismo de experiência, especialmente voltado para o nosso Polo de Cervejas Artesanais. Vamos continuar estudando instrumentos para profissionalizar nosso turismo para que, quem passa por aqui, tenha a melhor experiência possível, retorne aqui e indique essa terra para outros visitantes”, destacou o prefeito.

A secretária de Cultura e Turismo, Renata Rosa Weixter, destaca que o evento é um importante espaço para formar parcerias, trocar ideias e conhecimentos.

“Empreendedores são mentes criativas que colocam sonhos em prática e contribuem com a nossa cidade desde a cultura a economia. O turismo é um vetor de desenvolvimento para Viana. Por isso, buscamos apoiar as potencialidades que influenciam positivamente no turismo”, destacou Renata.

Foto: Julio Victor

Entre os diversos empreendedores reunidos no encontro está a Ana Paula dos Santos, proprietária do cerimonial Amora Casa de Festas, do bairro Jucu. Ela entrou no ramo há 11 anos, após concluir curso de decoração no programa de Geração de Emprego e Renda para o vianense, o Gerar. Com apoio do NossoCrédito de Viana, ela adquiriu crédito para abrir o espaço que hoje recebe festas e confraternizações.

“Ser microempreendedor do ramo turístico é aproveitar oportunidades, assim como eu aproveitei no Gerar e NossoCrédito. Nosso maior desafio ao empreender é sempre inovar para atender os clientes e oferecer uma experiência de qualidade”, disse Ana Paula.

O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (16), na Casa de Festas Amora, em Jucu, e contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno, do vice-prefeito Fábio Dias, da secretária de Cultura e Turismo Renata Weixter, empreendedores do município e demais autoridades.

Posse do Conselho de Turismo

Durante o evento, foram empossados os representantes da Sociedade Civil e do Poder Público Municipal que participarão do Conselho Municipal de Turismos de Viana (COMTURVI).

Os representantes atuarão na tomada de decisões em políticas públicas voltadas para o turismo no município.

O conselho conta com titulares e suplentes de oito entidades da sociedade civil e outros oito do poder público.

Reprodução : Prefeitura de Viana