Alunos da EMEF Padre Antunes Siqueira em Viana caminharam juntos em prol da inclusão
Com uma emocionante caminhada que mobilizou Viana Sede, mais de 300 alunos da EMEF Padre Antunes Siqueira marcaram o encerramento das ações em alusão ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a inclusão das pessoas com deficiência. O evento aconteceu na manhã dessa quinta-feira (28) e teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
A gerente de educação especial Gabriela Ronceatt vê a caminhada como uma forma de dar visibilidade e protagonismo aos alunos público-alvo da escola e da comunidade de Viana Sede. “Toda ação que sai dos muros da escola aborda toda a comunidade. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a causa da inclusão, não só na escola, mas em todos os espaços”, aponta a gerente.
Durante o evento, os estudantes percorreram as ruas do bairro empunhando cartazes e distribuindo folhetos informativos que destacam a importância de uma sociedade inclusiva. Acompanhados pela banda marcial da escola, um gesto marcou a caminhada: os alunos presentearam os moradores com sementes de girassol, flor – símbolo da causa das pessoas com deficiência.
Emocionada, Márcia Brandão acompanhou todo o desfile para ver o filho William Heitor Brandão, do 4º ano. Ela destaca a importância da caminhada para uma sociedade mais inclusiva. “A caminhada é de grande importância para as crianças. Mostra que tem espaço e respeito para todo mundo”, diz Márcia.
Reprodução: Prefeitura de Viana