Carnaval nas Escolas: Homenagens com bailinhos e atividades lúdicas em destaque
Na encantadora jornada da educação infantil, o ato de brincar revela-se como uma prática fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. O brincar transcende o mero entretenimento, constituindo-se como um meio pelo qual os pequenos exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades sociais, emocionais e cognitivas, além de nutrir a criatividade inerente à infância.
Nesse contexto, a proximidade do Carnaval ganha um significado especial, à medida que diversas escolas em Vitória mergulham nas festividades ao realizarem “bailinhos de carnaval”. Essas atividades não apenas proporcionam momentos de alegria e descontração, mas também se tornam ferramentas pedagógicas valiosas, integrando a cultura festiva do país ao ambiente escolar.
Nos Centros Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Condusa, e Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi, a criançada caprichou nos adereços, fantasias e na alegria, protagonizando momentos divertidos e únicos nos pátios das unidades de ensino, onde foram reunidos para brincar, festejar e dançar. A atividade contou com muita música, brincadeiras e, claro, participação ativa dos professores, que entram na brincadeira e também se divertem com os pequenos.
“Nessa primeira semana de retorno das aulas, as crianças estão em período de adaptação e o bailinho auxiliou nesse processo, fazendo a integração delas com os colegas e com nosso espaço A apresentação da banda ao vivo contagia a todos e descontrai até aqueles que estão mais chorosos. Esse momento para nossas crianças é importante para a socialização deles, além de proporcionar a experiência de uma pequena amostra da nossa maior festa cultural popular, planejada para elas, com canções e brincadeiras típicas da infância”, explicou a diretora do Cmei TI SIlvanete, Waldirene do Carmo.
Da mesma forma, nos Cmei Padre Giovanni Bartesaghi, em Santo André, e no Cmei TI Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro, as equipes escolares se vestiram à caráter, caprichando também na decoração dos prédios e no entusiasmo. Assim, receberam as crianças com muita alegria e realizaram seus “bailinhos de carnaval”, proporcionando encantamento e fortalecimento de vínculos para as crianças.
No Cmei TI Robson José Nassur Peixoto, em Forte São João, a equipe também caprichou em uma decoração especial, com direito a um cantinho de fotos para registrar a criatividade das famílias e da criançada nas fantasias e adereços. O “bloquinho do Robson”, já é uma tradição na unidade de ensino, como conta a diretora Célia Sobreira.
“Fizemos o bloquinho do Robson para animar o dia das crianças e cultivar a nossa cultura popular do Carnaval, momento de diversão e envolvimento das famílias que estão felizes com a vitória da Imperatriz do Forte, então se dedicaram e fantasiaram as crianças para a brincadeira de pular no bloquinho”, contou a gestora.
Já as crianças do Cmei TI Carlita Corrêa Pereira, que fica na Piedade, contaram com uma presença para lá de especial: a bateria da escola de samba Unidos da Piedade. A presença da agremiação adicionou um toque especial às atividades, trazendo muito alegria e encantamento para os pequenos, que pularam, brincaram, interagiram com os instrumentos e vivenciaram uma experiência que ficará marcada em suas memórias.
Diversão para todas as idades
O encantamento se estende para além das salas de aula, permeando as experiências das crianças, que aprendem, crescem e se divertem enquanto celebram a magia do Carnaval em um contexto educativo. Mas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória também não ficaram para trás. Na Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, localizada em São Benedito, os estudantes se divertiram com música ao vivo, além de atividades de pintura de rosto, pintura de cabelo e oficina de maquiagem.
Na Emef Marieta Escobar, em Santa Martha, os estudantes puderam utilizar fantasias e adereços relacionados à temática, e vivenciaram momentos divertidos na quadra da unidade de ensino. Da mesma forma, as turmas da Emef Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, vivenciaram momentos de alegria e entusiasmo, com direito a um bloquinho de carnaval simbólico na quadra, e muita música e cantoria.
“Durante a semana, essa manifestação folclórica foi trabalhada pedagogicamente, dentro dos objetivos de cada série. As experiências trazidas pelas crianças enriqueceram as rodas de conversa, proporcionando troca de informações e enriquecimento curricular. O objetivo foi levar os estudantes a conhecer um pouco mais do Carnaval, como se organiza, bem como a importância e o valor desta tradição na cultura do povo brasileiro e do mundo, por meio das manifestações atrativas que a própria festa dispõe”, disse o diretor da Emef de Jardim da Penha, Paulo Rodrigues.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui