Vila Velha: alunos aprendem a fazer vaso autoirrigável e antidengue com pet
Aprender a construir um vaso autoirrigável, antidengue e reaproveitando materiais que se tem em casa foi o desafio dos alunos da UMEF Rubem Braga. Eles participaram de uma oficina de Educação Ambiental e colocaram a mão na terra para colocar em prática os aprendizados.
Com uma garrafa pet, tesoura e uma roupa velha de malha, eles fizeram seu próprio vasinho. E aproveitaram e já plantaram uma muda de alface para levar para casa e compartilhar o ensinamento com a família. Parece algo simples, mas a oficina reúne diferentes conceitos e trabalha a consciência ambiental de forma lúdica.
“Com uma simples ação, estamos ensinando as crianças a pouparem água, reaproveitarem materiais que virariam lixo e também a terem cuidado com a água parada. E, entregando uma muda de alface para eles levarem para casa, aproximamos os alunos dos alimentos de verdade e geramos curiosidade acerca dele, incentivando, indiretamente, uma alimentação mais saudável”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental, Giselle Soncin.
E a tarefa dos alunos que vão receber as oficinas durante a semana não para por aí. Eles vão ser os multiplicadores do aprendizado dentro da escola. Com a teoria e a prática interiorizadas, eles serão responsáveis por ensinarem as outras turmas.
Mais nove escolas da rede municipal vão receber a mesma oficina durante esta semana. Na semana que vem, será o período de multiplicação da oficina dentro das escolas, com os alunos ensinando seus colegas.
“Estamos aproveitando que o Dia Mundial da Água é neste mês e realizando diversas ações de consciência com os alunos durante todo o mês. Trabalhar sobre o microplástico (proveniente das garrafas pet, por exemplo) e seus malefícios, é conscientizar o nosso aluno sobre a poluição da água”, frisou.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha