Departamento de Operações de Trânsito alcança público de mais de 2.800 pessoas com o Maio Amarelo

Departamento de Operações de Trânsito alcança público de mais de 2.800 pessoas com o Maio Amarelo

A campanha por um trânsito mais seguro, embalada pelo Maio Amarelo, chegou ao fim. O tema de 2024 foi  “A paz no trânsito começa por você” e, para disseminar a mensagem pelo município, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra realizou diversas ações.

Foram 15 eventos promovidos neste mês, alcançando 2.813 pessoas. O DOT realizou cinco palestras em escolas, nove em empresas, parcerias com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom) e com o Detran-ES, uma blitze educativa e a participação no simulado de atendimento à múltiplas vidas.

Além destas ações diretas, o DOT, em parceria com a Multiplus Proteção Veicular, colocou dois carros batidos em pontos estratégicos para impactar o público que trafega pelo local, com faixas escritas “Esse condutor bebeu e dirigiu” e “Esse condutor estava mexendo no celular enquanto dirigia”. Os carros avariados ficaram na Av. Norte Sul e ao lado do Terminal de Laranjeiras.

“Foi um mês de muitas ações para propagar a mensagem do Maio Amarelo. Agora, seguimos com o nosso projeto nas ruas e nas escolas para ampliar a importância de um trânsito mais seguro e de preservarmos vidas, tanto a do pedestre quanto a do condutor. O nosso foco é, cada vez mais, diminuir o número de acidentes no trânsito e de vítimas fatais”, afirma o diretor do DOT, Fábio Alves.

Redução de mortes no trânsito

Pela primeira vez em cinco anos, a Serra saiu do topo do ranking de municípios com mais acidentes fatais. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e mostram a evolução mensal deste índice.

Nos primeiros quatro meses de 2024, a cidade serrana apresentou uma redução de 35% no número de acidentes fatais no trânsito. Em 2023, foram registradas 20 mortes. Já em 2024, foram contabilizadas 13.

É importante reforçar que ainda não há motivos para comemorar, entretanto, é necessário destacar as ações de infraestrutura, fiscalização e educação que são realizadas de forma árdua para que o número de mortes no trânsito caia cada vez mais.

Reprodução : Prefeitura da Serra