Juventude serrana mostra seu potencial através dos CMJS

Juventude serrana mostra seu potencial através dos CMJS

Os Centros Municipais da Juventude (CMJ) da Serra têm tido grandes revelações no quesito artístico. A proposta de atividades na parte da musicalização é buscar desenvolver aspectos relacionados à percepção e execução instrumental e vocal e alguns alunos.

“A música é uma expressão da alma e também de autoafirmação. Essas atividades musicais são atrativas para os jovens, que além de fortalecerem os vínculos com outros jovens, encontram diversas oportunidades sem saírem da comunidade”, destaca Lilian Mota, secretária de Direitos Humanos e Cidadania.

E o professor de musicalização do Centro Municipal da Juventude (que atende pessoas entre dez e 29 anos) de Jardim Carapina/Boa Vista, Felipe Hermógenes de Freitas, confirma essa afirmação da secretária.

O professor fala de sua satisfação em constatar que a sensibilidade dos alunos tem sido aflorada a partir do contato com a linguagem artístico-musical, o que leva alguns a desenvolver músicas completas a partir da segunda atividade, com grande evolução tanto na parte melódica quanto artística.

Lusmara dos Santos, mãe de Davi Lucas, de 11 anos, confirma as palavras do professor  e elogia as aulas de musicalização, onde o filho está há apenas dois meses, mas já apresenta uma grande evolução, tocando inclusive músicas inteiras.

“Nunca tive problemas com ele na escola, mas passava muito tempo com o celular e em joguinhos. Isso me preocupava. Agora ele está aprendendo numa rapidez que me surpreende e emociona. E o que é melhor, tudo de graça oferecido pela Prefeitura da Serra”, elogia.

Outra mãe que aplaude as atividades ofertadas no Centro Municipal da Juventude é Andréia Ferreira Couto, cujo filho João Victor, de 15 anos, também participa das aulas de musicalização no CMJ de Jardim Carapina/Boa Vista.

“Ele está aqui desde a inauguração. Apresentou melhora no rendimento escolar, dialoga mais em casa comigo e se tornou mais sociável“, destaca.

Andréia também só tem elogios ao CMJ. “Esse espaço é muito importante. Aqui meu filho tem oportunidades que eu não teria condições de oferecer e é gratificante ver que está evoluindo e fez novos amigos”, comemora.

João Pedro Marchesi Romanha, coordenador geral dos CMJs, descreve sua satisfação em fazer parte de uma equipe que tem alcançado tantos bons resultados.

“Estamos muito felizes e animados sabendo que estamos na direção de, cada vez mais, dar foco e espaço para a potência da juventude do município nos nossos Centros Municipais da Juventude”, conclui.

Reprodução : Prefeitura da Serra