Junho Vermelho: Por que vale a pena ser um doador de sangue

Junho Vermelho: Por que vale a pena ser um doador de sangue
Um gesto simples que ajuda a salvar vidas diariamente. A doação de sangue além de fazer o bem para quem vai fazer a transfusão, também traz benefícios para quem doa.  começa a campanha Junho Vermelho para incentivar a população a procurar um dos postos e fazer sua doação.
Um dos benefícios mais conhecidos para quem tem o hábito de doar sangue é o direito à folga. Garantido pela Lei nº 1.075, de 27 de março de 1950, a norma diz que será dispensado do ponto, no dia da doação de sangue, o funcionário público civil, de autarquia ou militar, que comprovar a contribuição.
O mesmo acontece para quem trabalha sob o regime CLT: a Consolidação das Leis do Trabalho prevê, em seu artigo 473, que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada. Porém, conforme a legislação, isso só é possível a cada doze meses de trabalho.
Além disso, a pessoa que é doadora de sangue também tem 50% de desconto no pagamento de ingressos para atrações culturais. Entre elas, teatros, os museus, os cinemas, os circos, as feiras, as exposições zoológicas, os parques, os pontos turísticos e estádios.
E ser doador de sangue traz benefícios também para a saúde. Entre eles, a redução do risco de doenças cardiovasculares e também a realização de um check-up gratuito. Veja abaixo os principais:
1. Redução do Risco de Doenças Cardiovasculares
A doação de sangue diminui a viscosidade do sangue, tornando o doador menos propenso a desenvolver doenças cardíacas. Esse processo funciona como uma limpeza sanguínea, pois o sangue é produzido na medula óssea e renovado a cada três ou quatro meses. A doação também promove a renovação celular, ajudando a reduzir certos tipos de câncer pela diminuição de oxidantes.
2. Check-up Gratuito para o Doador
Antes da doação, o indivíduo passa por uma série de exames para garantir a segurança do processo, oferecendo ao doador um panorama completo de sua saúde sem custos. Esses exames incluem testes para sífilis, hepatite B e C, doença de Chagas, AIDS, além da detecção dos vírus HTLV I e II. Após os exames, o doador é submetido a uma entrevista para avaliar seu histórico clínico e comportamental.
3. Doar Sangue não Prejudica o Organismo
Há muitos mitos sobre a doação de sangue, mas é importante desmistificá-los. Em 24 horas, o organismo repõe o volume de sangue doado. Durante a doação, são coletados 450 ml de sangue, aproximadamente 10% do total de um adulto. Esse volume é reposto rapidamente, sem alterar a densidade do sangue. Além disso, não há evidências científicas que comprovem que a doação de sangue afete o peso do doador.
4. Segurança na Doação
A doação de sangue é um processo seguro, sem risco de contaminação por doenças infecciosas, pois todo o material utilizado é estéril e segue rigorosos protocolos de biossegurança. O doador passa por uma série de exames e uma entrevista com especialistas para garantir que não haja riscos.
5. Bem-Estar Físico e Mental
Uma única doação pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é fracionado em componentes como concentrado de hemácias, plaquetas e plasma. Além disso, o ato solidário de doar sangue traz satisfação emocional, promovendo o bem-estar ao saber que está ajudando a sociedade.
O que é necessário para doar?
•Ter entre 16 e 69 anos de idade;*
•Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5;
•Não fazer uso de nenhum dos medicamentos listados pelo Hemominas – confira todos AQUI.
•Apresentar documento oficial com foto original ou cópia autenticada em cartório, em bom estado de conservação;
•Nunca ter tido câncer, leucemia, tuberculose, elefantíase, hanseníase, leishmaniose visceral, brucelose, esquistossomose hepatoesplênica;
•Não ser usuário de drogas injetáveis;
•Não estar em gestação ou amamentando;
•Não ter diabetes ou HIV;
•Não ter recebido enxerto de dura-máter;
•Não estar com anemia, malária, doença de chagas ou com doenças associadas aos vírus HTLV I e II, Hepatites B ou C;
•Não ter graves problemas no pulmão, coração, rins, fígado ou de coagulação no sangue;
•Não ter feito tatuagem a menos de 12 meses – em São Paulo o tempo mínimo foi reduzido para seis meses. Verifique a situação do seu estado;
•Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
•Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
•Não fumar pelo menos durante as duas horas anteriores à doação.
Caso seja menor de idade, você deve levar um formulário de autorização e cópia do documento de identidade do pai, da mãe ou do adulto responsável. Por outro lado, idosos somente são autorizados se tiverem doado sangue algum vez antes dos 61 anos.
Doação de sangue
Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. A entrega da Carteira do Doador será entregue após 20 dias da doação.

Confira onde doar sangue:

* Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7920, 3636-7942 – Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07 às 19h (cadastro do doador encerra as 18h20).
* Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000, 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce).
Funcionamento para doação de sangue: quartas e sextas-feiras, das 07h às 12h; 13h às 15h20; quintas-feiras de 07h às 12h (cadastro do doador encerra as 12h30).
Funcionamento da unidade: segunda a sexta 07:00hs às 16:00hs.
* Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).
* Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).
Reprodução : ES 360