Prefeito Pazolini dá início aos Jogos Escolares Municipais em Vitória

Prefeito Pazolini dá início aos Jogos Escolares Municipais em Vitória

Organizados anualmente pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) para promover socialização, bem-estar e alegria para centenas de estudantes, foram abertos, neste sábado (15), os Jogos Escolares Municipais de Vitória (JEMVI), que já estão na 52ª edição, no Tancredão.

A cerimônia de abertura contou com a participação de, aproximadamente, 800 estudantes. O desfile das 45 delegações encheu pais, professores e diretores de orgulho. Também houve apresentações de dança, juramento, feito pela estudante Gabriela Silva, da Emef Elzira Vivacqua, e acendimento da pira.

A competição terá a disputa de modalidades de quadra, como futsal, handebol, basquetebol e voleibol, e individuais, como atletismo e xadrez.

O estudante Jeferson Jarbas Pereira, de 14 anos, do 7o. ano, estava animado. “Não vejo a hora de começar. Vou jogar futebol”.

“Um momento importante em que nós estamos realizando os Jogos Escolares, onde os estudantes vão poder ter a oportunidade de uma intensa disputa com muita competitividade saudável. A interação entre os alunos, a escola e as famílias é muito importante. Tenho certeza que daqui vão sair muitos campeões. Temos a melhor educação pública entre as capitais, e isso é resultado do trabalho e do empenho de todos os servidores da Educação”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, agradeceu o empenho de professores e estudantes da rede municipal de ensino em se inscrever e participar dos jogos, parabenizou a equipe da Secretaria de Educação de Vitória (Seme) e celebrou a abertura das atividades.
“O esporte transforma vidas. Temos grandes celebrações do esporte no mundo, como as Olimpíadas, e quantas histórias de atletas começaram na escola, a partir do olhar e do incentivo de um professor? São muitas! Os Jogos Escolares, para a rede de ensino, significam a cooperação e a socialização, desenvolvendo o espírito de liderança e o respeito entre os nossos estudantes. Teremos pela frente dias de muita disputa saudável, muita entrega, e a verdadeira medalha de ouro é o protagonismo dos nossos estudantes e a integração entre as nossas escolas”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

O secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi, destacou que a competição é uma festa das comunidades esportiva e escolar. “Vitória respira esporte. Ter esses estudantes participando dessa competição é motivo de orgulho, deixando a cidade ainda mais ativa e saudável com esses grandes talentos das nossas escolas”.

A participação nos JEMVI é facultada aos estudantes de 11 a 15 anos que frequentam o ensino fundamental e aos estudantes da EJA. Os jogos serão disputados até o dia 21 de setembro.

Os Jemvi têm o objetivo de valorizar as experiências de estudantes e professores nas aulas de Educação Física e promover vivências do esporte como espaço social e cultural, em que os sujeitos envolvidos possam ampliar as oportunidades de conhecimento, interação, colaboração, solidariedade e prazer de praticar esportes.