Paralimpíadas começa nesta quarta. Veja os representantes do ES

Paralimpíadas começa nesta quarta. Veja os representantes do ES

Delegação brasileira terá 279 atletas que estarão em disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos

Começa nesta quarta-feira (28) as Paralimpíadas de Paris. O maior evento esportivo do mundo acontece até o dia 8 de setembro e contará com 279 atletas brasileiros.

O grupo é formado por 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Os atletas estarão em disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos.

Nesta edição, serão nove capixabas representando o Espírito Santo nos Jogos Olímpicos. São quatro só no Atletismo: Daniel Mendes Da Silva, Lorraine Gomes De Aguiar, Marcos Vinicius De Oliveira e o atleta-guia Fernando Martins Ribeiro Junior.

Atletismo

O velocista capixaba Daniel Mendes, da classe T11 (para atletas com deficiência visual), é o maior medalhista da Seleção Brasileira na história dos mundiais de atletismo. Ele conquistou o ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016) na categoria revezamento 4×100 metros masculino.

Outra capixaba é Lorraine Gomes de Aguiar, que é da classe T12, para atletas com deficiência visual e que correm com guia. Ela conquistou a prata nos 100m e nos 400m, e bronze nos 200m no último mundial em Kobe, no Japão. Ela compete junto com Fernando Martins Ribeiro Junior, que é o atleta-guia.

Bicampeão brasileiro, Marcos Vinicius de Oliveira é mais um capixaba no atletismo. Nascido em Jaguaré, ele é o atual recordista nos 400m. Ele está na classe T12, que é para atletas com baixa visão mas que não correm com guia.

Tiro esportivo

Bruno Stov Kiefer é mais um atleta do Espírito Santo que estará representando o estado na competição. Nascido em Vitória, ele conquistou o bronze no Mundial de Lima em 2023 e nos Parapan-Americanos Lima 2019. Ele terá a comapanhia do também capixaba Mario Pinheiro Junior, que foi convocado como apoio.

Vôlei sentado

No tradicional vôlei sentado, dois capixabas estarão na modalidade. Luiza Guisso Fiorese começou a praticar o esporte fazem pouco mais de cinco anos e já conquistou uma vaga nas Paralimpíadas. Ela foi campeã do Mundial da Bósnia, em 2022, e bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Thiago Costa dos Santos Rocha é nascido em Vila Velha e hoje, é o melhor jogador do País na modalidade. Ele é tetracampeão brasileiro e atualmente defende o Paulistano, onde conquistou o prêmio de MVP (jogador mais valioso) na última temporada.

Taekwondo

O capixaba Guilherme Cezario Felix também foi convocado para as Paralimpíadas de Paris para trabalhar como analista técnico da seleção. O atleta foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em Grand Prix e já foi ouro no Pan-Americano de Taekwondo.

Fonte : ES 360