Justiça garante direito de resposta a Pazolini diante das Fake News de Assunção

Justiça garante direito de resposta a Pazolini diante das Fake News de Assunção

A Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta ao candidato Lorenzo Silva de Pazolini e à coligação “Vitória da União” (REPUBLICANOS/PP/PRD/NOVO/DC/PSD) contra Lucínio Castelo de Assumção.

A decisão se baseia em um vídeo publicado por Assumção em 19 de setembro de 2024, em que afirmava que o custo da coleta de lixo em Vitória seria de quase R$ 3 bilhões, valor que, na verdade, é de cerca de R$ 3 milhões.

Na sentença, foi ressaltado que a divulgação de informações inverídicas em campanhas eleitorais fere a Resolução TSE 23.610/19, que exige a verificação da veracidade das informações veiculadas.

 

O Ministério Público também se manifestou a favor da concessão do direito de resposta, considerando que as declarações de Assumção feriram a honra e a imagem de Pazolini.

Com isso, o candidato deverá divulgar em suas redes sociais uma correção referente à informação incorreta, mantendo a publicação ativa por pelo menos 48 horas e garantindo que seu perfil permaneça acessível ao público.

Justiça Eleitoral determina remoção de matérias que divulgaram pesquisa irregular da AtlasIntel para as eleições de Vitória