Espírito Santo inaugura casa em tributo aos imigrantes como parte do turismo de experiência

Espírito Santo inaugura casa em tributo aos imigrantes como parte do turismo de experiência

A Casa Nostra, implantada na Fazenda Pindobas, oferece aos visitantes a experiência de vivenciar os costumes e tradições de uma típica casa de família italiana

Venda Nova do Imigrante ganhou um espaço dedicado a preservar e celebrar a história e a contribuição dos imigrantes no desenvolvimento do Espírito Santo. A Casa Nostra, implantada na Fazenda Pindobas, oferece aos visitantes a experiência de vivenciar os costumes e tradições de uma típica casa de família italiana. Com visitas guiadas previamente agendadas, o espaço também oferece a alternativa de visita autoguiada, em que o visitante percorre os ambientes, conhecendo um pouco da história da imigração italiana na região.

Idealizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, a Casa Nostra surgiu na RuralturES de 2023 como um projeto-piloto. Agora, retorna com uma proposta ainda mais autêntica e envolvente, em um espaço maior e permanente.

“Após o sucesso da edição anterior, a Casa Nostra voltou para ficar, tornando-se um ponto de referência para quem deseja conhecer a história dos imigrantes italianos que ajudaram a moldar a identidade cultural da região. Após a feira, o espaço continuará aberto para visitação durante os finais de semana, e a imersão acontecerá em horários agendados”, contou Renata Vescovi, gestora estadual do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.

O Polo Sebrae também abriga uma exposição que narra a jornada dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Espírito Santo e se estabeleceram em Venda Nova do Imigrante. O espaço oferece aos visitantes uma experiência sensorial por meio de uma linha do tempo histórica.

Não é preciso ter ligação direta com as raízes dos imigrantes para se emocionar com a imersão na Casa Nostra. É o que relata Clêmia Soares Santana, de São Mateus, que classificou a experiência como indescritível: “É impressionante o que a gente experimenta aqui. Cada momento, cada sensação. Tenho muita admiração por tudo o que a imigração italiana representa pra gente. Tantos costumes que estão dentro da nossa casa e a gente não percebia que vêm desse lugar, dessa tradição. É uma experiência para criar memória afetiva”, destaca ela.

Por cerca de 80 minutos, os visitantes poderão explorar o espaço expositivo que narra a saga da imigração italiana no Espírito Santo em um tour guiado, além de conhecer o casarão histórico e participar de uma experiência cultural e sensorial. Haverá também momentos para degustações e brindes. Os ingressos custam R$ 90,00 (valor promocional) e podem ser adquiridos pelo link https://tiketo.com.br/evento/1776. As vagas são limitadas.

Museu da Imigração – MIM

O Museu da Imigração (MIM) será implantado no galpão onde funcionava o secador de café da Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, espaço que integra o Complexo Turístico de Pindobas.

Um protocolo de intenções com vistas à implantação do MIM foi assinado no dia 5 de setembro, durante o primeiro dia da RuralturES – Feira Estadual de Turismo Rural, pelo governador Renato Casagrande, pelo superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, e pelo designer Ronaldo Barbosa, responsável pela curadoria do espaço.

Barbosa explicou que a ideia é que o MIM seja um espaço colaborativo, em que as próprias pessoas, sobretudo crianças e jovens, possam contribuir com sua construção. A expectativa é gerar grande envolvimento das escolas da região, como uma oportunidade de levar para a prática um trabalho pedagógico que vai além da simples exposição de peças e artigos. “A ideia é ter aqui um equipamento cultural vivo, contemporâneo, que permita que a juventude se reconheça, interaja e transforme”.

O MIM será um dos espaços do Complexo Turístico de Pindobas, onde já estão instaladas a Casa Nostra, uma exposição permanente que oferece aos visitantes uma experiência imersiva na cultura e tradições dos imigrantes italianos, e a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.

“Estamos reunindo na localidade de Pindobas atrações que contribuam para fomentar o turismo de maneira mais permanente e oferecendo experiências aos visitantes”, observou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, reforçando que o museu é mais uma dessas iniciativas.

Fonte : Es 360