Dezembro vermelho: Serra reforça importância da prevenção e tratamento de ISTs

Dezembro vermelho: Serra reforça importância da prevenção e tratamento de ISTs

A luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ganha força durante o Dezembro Vermelho, tendo o dia 1º de dezembro, próximo domingo, como o Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids.
Na Serra, além das ações de promoção e prevenção à saúde, os pacientes que precisam também encontram tratamento.
Os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, assim como preservativos, são encontrados gratuitamente em qualquer uma das 40 unidades de saúde da rede municipal, assim como no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE).
O resultado sai em alguns minutos. A sua realização é muito importante, pois o diagnóstico precoce possibilita a assistência adequada ao portador do vírus, controlando o desenvolvimento da doença.

CTA/SAE
Já no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE), os munícipes com diagnóstico de HIV e hepatites B e C encontram orientações e aconselhamento individual com equipe multiprofissional, além de acompanhamento médico e laboratorial. O local possui farmácia especializada para estes agravos e realiza a profilaxia Pré-Exposição Sexual ao HIV (PrEP).

A equipe do CTA/SAE também oferta ao longo do ano capacitações e palestras com o intuito de qualificar ainda mais os servidores da rede municipal de saúde, além de ações de testagem em locais de grande circulação de pessoas.

O serviço funciona das 7 às 19 horas, e atende por agendamento nos telefones (27) 3338-6757 e (27) 98166-1141. Está localizado na rua Braulina Baptista Lopes, 222, em Rosário de Fátima, Serra.