Deputado Fábio Duarte toma posse na Assembleia Legislativa
Cerimônia na Presidência da Ales reuniu deputados, familiares e amigos do novo parlamentar
Em uma cerimônia com vários familiares e amigos, o deputado estadual Fábio Duarte de Almeida (Rede) tomou posse nesta sexta-feira (20) para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa (Ales). Depois de empossado, o novo deputado recebeu faixa e a Comenda Domingos Martins no Grau Grã-Cruz.
A cerimônia foi realizada na Presidência da Ales O presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (União), comandou o rito de posse e Fábio Duarte fez o juramento constitucional. O deputado serrano fez um discurso emocionado e carregado de agradecimentos a todos os familiares, correligionários, amigos da política e servidores da Ales por apoio e pela recepção.
“Deus é bom em todo o tempo. Agradecer primeiro a Deus, porque sem Ele nada disso poderia ter acontecido. Presidente, foram longos anos de sofrimento. Mas a Bíblia diz em Eclesiastes 3.1 que há tempo para todo propósito. E eu há 22 anos eu trilho o que esse Deus tem como propósito para minha vida, para minha família. E hoje, estar aqui é um motivo de muito orgulho (…), agradecer a você, Marcelo, por tudo que você fez por mim durante esses dias”, iniciou.
“Agradecer e dizer aos conterrâneos que nós estaremos juntos ajudando a Serra, mas vocês podem aguardar que nós também estaremos juntos ajudando o Estado do Espírito Santo, os 78 municípios do Estado. Porque esse é o nosso compromisso e esse é o nosso dever”, prometeu.
Recepção
O presidente Marcelo Santos recebeu o novo companheiro de plenário com mensagem em nome de toda a Mesa Diretora e dos demais deputados.
“Poder participar desse ato aqui, poder assinar a sua nomeação, na certeza, como eu te conheço, talvez nem tanto, mas conhecendo o seu caráter, eu sei que você vai produzir um bocado de resultados para melhorar a vida das pessoas, em especial, das pessoas que mais precisam”, enalteceu o presidente da Ales.
Marcelo destacou ainda que o novo parlamentar chega para somar em uma Assembleia que é exemplo de harmonia, produção e transparência.
“É a Assembleia que mais entrega de todos os tempos com a participação dessa turma toda. Por quê? Porque nós aqui, eu instituí isso, com a parceria dos meus colegas deputados, que nós, cada um de nós, cada um de nós aqui dentro, tem dentro do nosso peito a sua ideologia. Uns mais, uns menos, alguns externos, outros meramente tem ela guardada consigo. Mas ela não pode ser maior do que o interesse da sociedade”, defendeu.
“A palavra é única: respeito. Quando você tem respeito, você tem um Estado que cresce, se envolve, que enxerga os diferentes e as diferenças com respeito. Então, assim, essa é a Assembleia que eu lidero hoje e que tem produzido um bocado de resultados para a vida das pessoas e para o Brasil. E essa Assembleia que você chega agora, Fábio, muito orgulho de falar para vocês, é a Assembleia eleita pela Atricom, que são os membros dos Tribunais de Contas brasileiros, a Assembleia mais transparente do Brasil”, lembrou.
Os deputados Hudson Leal (Republicanos) e Alexandre Xambinho (Podemos) também discursaram em gesto de boas-vindas ao novo deputado e amigo pessoal de ambos. A esposa e vereadora eleita pela Serra, Andréa Alves (PP), também foi muito destacada nos discursos da cerimônia.
“Parabéns pela eleição, Fábio, desde o primeiro dia [2022] a gente vem conversando do resultado da eleição, Fábio, quando eu conversei com ele para cumprimentar, pela primeira suplência, nós tínhamos dúvidas, né, o Fábio, muita dúvida, não era justo, mas como se diz, justiça tarda, mas não falha. Parabéns pela sua humildade”, destacou Hudson Leal.
“Fábio é um amigo com quem tive a alegria de ser vereador junto. Aprendi muito com ele lá. E essa família aqui também, eu tive a alegria de ter o apoio dela para deputado estadual (…) E eu sabia que esse momento da sua vida ia chegar e chegou. Chegou com um presente maior na Câmara (Municipal da Serra), com Andrea que é uma mulher, uma guerreira, que eu costumo dizer que é até mais política que Fábio (…) tenho certeza de que a cidade da Serra vai ganhar muito com o seu mandato na Assembleia”, comemorou Xambinho.
Casa Civil
Representando o governador Renato Casagrande, o secretário chefe da Casa Civil, Jose Maria de Abreu Junior, cumprimentou o novo deputado e enalteceu a produtiva parceria entre o Executivo e o Legislativo no ES.
“Assembleia e governo têm sido luz para iluminar o caminho deste país, porque, se nós observarmos tudo tipo o que está acontecendo no Espírito Santo, está irradiando para o nosso país. Se nós observarmos, nós temos estados aí que ainda não conseguiram pagar folha de pagamento, décimo-terceiro, que não têm o nível de investimento que tem no Estado Espírito Santo. Temos estados que não têm a transparência que tem no Espírito Santo. Então, assim, eu falo isso com muito orgulho. Nós podemos falar, e falar de peito aberto, nós moramos num estado onde nós temos uma classe política muito diferente e uma população que arrebenta cada vez mais”, afirmou o secretário.
Diplomação
A posse de Duarte foi realizada em menos de 24 horas após a sua diplomação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Em rito rápido na tarde desta quinta-feira (19), o presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, desejou sucesso ao novo parlamentar estadual.
Fábio Duarte tornou-se deputado em razão de decisão da Justiça Eleitoral: o reprocessamento da totalização de votos das eleições de 2022 alterou uma das vagas, colocando Fábio Duarte no lugar até então ocupado por Allan Ferreira (Podemos).
Perfil
Fábio Duarte (PP) é formado em Administração e já foi vereador pelo município da Serra (2017-2020). É pai de quatro filhos e casado com Andréa Alves (PP), eleita para uma cadeira na Câmara serrana. Em 2020, o então vereador disputou a eleição para prefeito, chegando ao segundo turno. Na disputa por uma das 30 cadeiras da Ales em 2022, Fábio Duarte ainda era filiado à Rede Sustentabilidade, recebeu 13.792 votos, ficando como primeiro suplente da Federação Psol/Rede. Agora entrará para a Ales “por média” após reprocessamento de votos pelo TRE-ES.
Mudança
O reprocessamento da totalização para o cargo de deputado estadual se deu após apuração de fraude em candidaturas femininas do Partido da Mulher Brasileira (PMB) em 2022, alterando posições em vagas imediatas e de suplência. Fábio Duarte entra como deputado eleito pela média e Allan Ferreira agora é primeiro suplente da legenda e, portanto, tomará posse a partir de 1º de janeiro de 2025 na vaga deixada pela saída de Lucas Scaramussa (Podemos), que tomará posse como prefeito de Linhares
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)