Festival da Canção da Serra abre 2025 com Muita Música e Arte.

Cumprindo a tradição e se consolidando como um dos maiores eventos de música no município de Serra, a oitava edição do Festival da Canção, convida a todos os talentos artísticos musicais, sejam individuais ou bandas, a se inscrever nesse que já é o evento de cultura mais comentado no município em 2025 e que acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida.
O evento está marcado para os dias 04, 05 e 06 de abril e será uma oportunidade para a disseminação cultural com direito a competições musicais e premiações, atracões nacionais,exposições e Workshop, uma efervescência artística que cresce a cada edição. Artistas interessados podem se inscrever até o dia 5 de março por meio do formulário online disponível aqui https://forms.gle/oEc5TCx2ZAH7Kt2g6
Para participar é necessário enviar a letra da música, acompanhada de um áudio ou vídeo em formato inédito. Caso a composição não seja autoral, o artista precisa anexar uma autorização do compositor.
As canções inscritas devem ser inéditas e em concordância com a legislação vigente no País. A seleção será dividida em duas etapas: uma triagem inicial, que selecionará 20 canções, e apresentações ao vivo.
Durante o evento, dez artistas ou bandas se apresentarão por noite, e as cinco melhores canções de cada dia avançarão para a final.
A premiação será de R$ 2.000,00 e troféu para o primeiro lugar, R$ 1.000,00 e troféu para o segundo lugar, e um troféu para o terceiro colocado. Todos os participantes selecionados receberão certificados.
Os jurados avaliarão critérios técnicos como interpretação, afinação, presença de palco, criatividade e interação com o público. A pontualidade será considerada em casos de desempate.
8º Festival da Canção da Serra é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, do Conselho Municipal de Cultura e do Ministério da Cultura.
Fernanda Vieira
Segundo Fernanda Vieira, organizadora e idealizadora do evento, o festival da canção contribui expressivamente para o desenvolvimento artístico do município, abre oportunidade para novos talentos da música e resgata a tradição dos grandes festivais que marcaram o Brasil. Ainda segundo ela, eventos como esse, além de agregar inúmeros benefícios para os artistas, promovem a valorização da música autoral. Ela finaliza, reforçando a relevância das chamadas públicas como as que são realizadas tradicionalmente pela Secult-ES, na perspectiva inclusive da sobrevivência da Arte .
Maria Marta Tomé
Fala da coordenadora do projeto 8° FESTIVAL DA CANÇÃO DA SERRA – EDIÇÃO ANO 2025
Não há na história recente do Município da Serra, nenhuma realização de projeto ou evento que tenha mostra competiva na área da música ou da música autoral e tambem não tem nenhuma outra eperiência na cidade com esse formato de continuidade.
A única experiência comprovada de realização de FESTIVAL DA CANÇÃO COM MOSTRA COMPETITIVA, que existe na Serra, é essa. Nesse sentido, o projeto FESTIVAL DA CANÇÃO DA SERRA está alinhado a necessidade e a urgência de realizar projetos que fomentem e divulguem as artes musicais autorais no formato de festivais competitivos, para que os mais diversos gêneros musicais possam estar em evidência revelando e difundindo novos talentos na área da composição, da músical e da canção autoral.
Estar na equipe do FESTIVAL DA CANÇÃO DA SERRA é uma alegria e uma honra muito grande porque ele é uma vitrine única e potente para vários gêneros musicais provenientes de diversos segmentos culturais que vão desde a música gospel até as musicas contemporâneas advindas da arte urbana, por exemplo.
O FESTIVAL DA CANÇÃO DA SERRA possui características que buscam retomar a trajetória, no âmbito local, dos históricos e identitários festivais da Música Popular Brasileira-MPB que teve um de seus ápices na realização dos memoráveis festivais nacionais com adesão de grande público e da participação de artistas atualmente consagrados. Para além dessa retomada, tambem busca movimentar a economia da cultura no Município da Serra com ênfase em artistas, músicos e compositores.
O Município da Serra possui um calendário oficial de eventos bem robusto, tanto em quantidade quanto em orçamento. Esse calendário garante a contração de artistas e bandas de música durante todo o ano, incuindo reveillon, verão, carnaval, festas juninas, eventos, feiras temáticas e festas de associações e bairros, que vem ocorrendo em todas as regiões da cidade.
Esse projeto vem apoiar e promover outras formas de fruição musical, em especial a musica autoral na Cidade da Serra.
A Serra é o maior município da Região Metropolitana e merece ter projetos, programas e ações que recebam, acolham, atuem e trabalhem para contemplar todos os elos da cadeira produtiva da cultura local, considerando que o festival se propõe a dar visibilidade aos músicos, intérpretes e compositores iniciantes e de trajetória consolidada, além de promover o intercâmbio local e regional desses artistas entre eles e com o público.
Maria Marta Tomé
Mestre em artes, artista visual e produtora cultural.

Editora e proprietária do Makeupzetum, um espaço dedicado ao universo da beleza feminina. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique aqui e me siga no instagram