Assistência Social de Vila Velha realiza nova capacitação para Famílias Acolhedoras
Na próxima terça-feira (12), a Secretaria de Assistência Social de Vila Velha irá promover mais uma capacitação para as famílias candidatas ao processo de habilitação do programa “Famílias Acolhedoras”. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de crianças e adolescentes foi regulamentado em agosto de 2021 pelo prefeito Arnaldinho Borgo, com o objetivo de garantir a crianças e adolescentes proteção e retorno ao convívio familiar.
A capacitação visa oferecer subsídio temático como parte do processo de habilitação. Atualmente, quatro famílias já foram habilitadas e outras quatro estão em processo de habilitação, as quais participarão do curso.
De acordo com Aline Matias, psicóloga do programa, a equipe avalia que a capacitação consiste em um dos mais importantes momentos no desenvolvimento das ações do serviço, considerando que oportuniza às famílias previamente cadastradas e avaliadas reflexão sobre temas relacionados às questões pertinentes ao acolhimento.
“O Família Acolhedora é uma das modalidades de acolhimento provisório à criança e ao adolescente que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem. É um serviço que organiza o acolhimento na residência de famílias do município, até que seja possível a reintegração à família de origem, extensa ou colocação em família substituta. Importa ressaltar que trata-se de um acolhimento provisório, não havendo a possibilidade de adoção”, finalizou a psicóloga.
Os principais requisitos que a família interessada em participar do serviço de acolhimento deve preencher são: os responsáveis familiares serem maiores de 25 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil; não constar no cadastro nacional de adoção; ter a concordância de todos os membros da família que moram no mesmo domicílio; residir em Vila Velha, entre outros critérios.
Cumprindo os requisitos, é preciso entrar em contato para participar do processo de avaliação e capacitação, bem como estar disponível afetivamente para esta vivência. O encontro vai ser realizado na sede da Semas, Rua Henrique Laranja, nº 397, Centro.
Informações pelos telefones: 3388-4159 ou pelo e-mail [email protected].
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha