Senadora Rose de Freitas e governador Renato Casagrande autorizam obra de implantação da rede de esgoto de Rio Novo do Sul
A cidade de Rio Novo do Sul será contemplada com a implantação do sistema de esgotamento sanitário. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira, 21, pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES) e pelo governador Renato Casagrande durante solenidade na praça do município. Rose foi a responsável por destinar R$ 11,9 milhões, junto ao governo federal, para o sistema de esgotamento.
No projeto, será construída uma estação de tratamento de esgoto (ETE) com capacidade para tratar 19,5 litros por segundo, duas elevatórias de esgoto bruto, cerca de 800 ligações prediais e 5.700 metros de rede coletora de esgoto. Ao todo, serão beneficiadas quase 10 mil pessoas moradoras na área urbana e nos bairros São José e Paulo D´Alho.
A Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) publicou, no início deste mês, a concorrência pública para contratar a empresa para executar as obras e serviços de implantação do sistema de esgotamento sanitário. A próxima etapa do processo de contratação é a abertura dos envelopes com as propostas das empresas participantes da licitação, marcada para o próximo dia 15 de junho.
Em seu pronunciamento, a senadora Rose lembrou do sentimento de dor quando visitava a cidade e via que o esgoto era despejado em um rio. “Quando eu passava por aqui me incomodava muito ver o esgoto da cidade sendo jogado no rio. Me perguntavam o que eu podia fazer. Há 10 anos aprovei um recurso para tirar o esgoto que caia naquele rio. E agora esse recurso será utilizado”, afirmou Rose.
Comprometimento – O prefeito Ney Castelari ressaltou que a atuação da parlamentar capixaba foi fundamental para a cidade realizar essa obra tão aguardada pelos moradores. “Só temos a agradecer o empenho e compromisso da senadora com Rio Novo do Sul. Não fosse o trabalho realizado por ela, dificilmente a cidade teria acesso a um esgotamento sanitário moderno”, destacou.
Já o governador Renato Casagrande lembrou que o dinheiro viabilizado pela senadora vai garantir o saneamento para todos os munícipes. “A senadora Rose de Freitas trouxe o recurso da Funasa o saneamento e nós vamos realizar uma licitação de R$ 17 milhões para complementar esse recurso, que veio através da senadora. Nós vamos ter investimento para fazer o saneamento completo de Rio Novo do Sul”.
O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou que o comprometimento de Rose com a saúde capixaba deve ser reconhecido. “Certo dia a senadora me perguntou: ‘Onde os recursos vão atender aqueles que mais precisam?’´ Essa sua sensibilidade merece ser registrada e reconhecida. Tenha o meu respeito, senadora Rose. Um forte abraço”.
Por sua vez, o deputado estadual Coronel Alexandre Quintino disse considerar a parlamentar a madrinha dos municípios capixabas. “Quero saudar a nossa querida senadora, nossa madrinha do interior, madrinha do Espírito Santo. Parabéns pelo trabalho que tem feito e parabéns pelo trabalho que ainda vai fazer no Estado”.
Nascido em Rio Novo do Sul, o deputado estadual Emilio Mameri destacou que, desde os tempos em que dirigia o Hospital das Clínicas, Rose é fundamental para realizar grandes obras. “Quando diretor do Hospital das Clínicas, você lembra, Rose?, foram oito anos pedindo emenda para o nosso hospital universitário e você sempre presente, sempre ajudando, olhando a saúde do Estado, olhando as pessoas mais necessitadas e cuidando das pessoas. Isso é muito importante. Muito obrigado, senadora Rose”.
Estiveram presentes os deputados estaduais Coronel Alexandre Quintino, Luciano Machado, Marcelo Santos, Emilio Mameri; a vice-governadora Jacqueline Moraes, os secretários estaduais Mário Louzada (Agricultura) e Nésio Fernandes (Saúde); e os prefeitos Zé Lima (Itapemirim), Josemar (Atílio Vivacqua), Paulo Cola (Piúma), Victor Coelho (Cachoeiro de Itapemirim), Hélio Carlos Ribeiro Cândido, o Cacalo (Muqui), Elieser Rabelo (Vargem Alta), Fabrício Petri (Anchieta) e Gedson Paulino (Iconha).