Mais de Cinco salas de atendimento especializado da Educação Especial serão inauguradas em Vila Velha

Mais de Cinco salas de atendimento especializado da Educação Especial serão inauguradas em Vila Velha

Mais cinco salas de atendimento educacional especializado serão inauguradas em breve pela Prefeitura de Vila Velha nas unidades municipais de ensino. Atualmente, são 57 salas de recursos espalhadas pelas cinco regiões da cidade. No início de 2021, eram 42 e ainda em 2022 serão 62.

Dessas cinco novas salas, quatro são para atender os alunos da Educação Infantil e uma para o Ensino Fundamental. Elas ficam localizadas nas escolas UMEI Maria Cristina, UMEI BelyCarlla Rodrigues Juniar, UMEI Francisca Amélia, UMEI Professora Ana Maria Fontes Lyra e UMEF Pedro Herkenhoff.

As demais salas de recursos multifuncionais estão funcionando e atendem o público-alvo da Educação Infantil. 510 professores especializados trabalham nesses espaços, atendendo mais de 2.900 alunos matriculados.

O Atendimento Educacional Especializado é direito de todo aluno público-alvo da Educação Especial (estudantes com deficiência visual, intelectual, surdos, autistas e altas habilidades). No turno de matrícula, o aluno recebe atendimento do professor especializado em sala de aula, garantindo a acessibilidade às atividades que são passadas para a turma.

Já no contra turno, duas vezes na semana o aluno é atendido na Sala de Recursos Multifuncionais. É neste espaço que o estudante recebe apoio e atividades pedagógicas para a complementação ou suplementação do processo de escolarização e são construídos caminhos alternativos de aprendizagem para as especificidades e singularidades de cada um.

O aluno também recebe o atendimento especializado durante o contra turno na Sala de Recursos Multifuncionais, com o intuito de complementar e/ou suplementar o processo de escolarização, construindo caminhos alternativos para o ensino.

O Pedro Lucas, de 9 anos, é um dos alunos que utiliza a Sala de Recursos Multifuncionais na UMEF Marina Barcellos. A mãe, Denise da Silva, contou que esse espaço foi essencial para a evolução do filho: “A sala é maravilhosa e atende as necessidades de aprendizagem. Estudar lá é o combustível dele, no dia de ir ele fica ansioso e corre pra se arrumar. E ajuda muito porque antes, por exemplo, ele não conseguia fazer contas de matemática e agora, com o método de ensino que utilizaram com ele, ele aprendeu”, disse Denise.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha