Município de Viana comemora 205 anos da Festa do Divino Espírito Santo
Um dos símbolos de fé e cultura mais tradicionais do município terá uma programação que reúne religiosidade e história, marcando um momento importante no município. A Festa do Divino Espírito Santo, com celebrações e costumes, faz parte de mais de 200 anos da história vianense.
O evento tem apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT).
A festividade conta com programação repleta de novenas, missas e procissões realizados na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede. O evento conta ainda com quermesse, venda de comidas típicas, shows musicais, leilão e sorteios.
Os festejos começam 50 dias após o Domingo de Páscoa e o encerramento ocorre no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos.
A festa também tem suas raízes em Portugal, em suas nove ilhas de Açores. A importante manifestação cultural foi trazida por colonos que povoaram o município no século XIX e reverberam até a atualidade, dois séculos depois.
Origem portuguesa
A celebração do Divino Espírito Santo teve origem na promessa da rainha, D. Isabel de Aragão, por volta de 1320. A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que simboliza o rito, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, herdeiro do trono.
De acordo com os documentos, D. Isabel não se conformava com o confronto entre pai e filho legítimo em vista da herança pelo trono, pois era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches.
Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela paz entre seu esposo e seu filho. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado a Peleja de Alvalade.
Seus maiores símbolos são a bandeira vermelha e a pomba branca. A Festa do Divino começou a ser celebrada no Brasil por volta de 1765, trazida por portugueses principalmente para as áreas de mineração do ouro.
Confira a programação:
Sexta-Feira (03/06)
19h – Terço do Divino Espírito Santo
19h30 – Missa com padre Rodrigo Costa
20h30 – Barracas, roleta e pescaria e show com a Banda da Polícia Militar
22h – Show com Richard Viana
Sábado (04/06)
18h30 – Procissão com Banda Marcial da Escola Cívico-militar Divaneta Lessa de Moraes a casa da imperatriz
19h – Terço do Divino Espírito Santo
19h30 – Missa com padre Ribamar Divino Vieira
20h30 – Barracas, roleta e pescaria
22h – Show com João Felipe e Rafael
Domingo (05/06)
5h – Alvorada
9h – Procissão com banda à casa do Imperador
10h – Missa festiva de Pentecostes com o bispo Dom Geraldo Lyrio
12h – Show com Rogério Palassi (MPB)
13h – Barracas, roleta e pescaria
14h – Leilão
18h – Ação entre amigos e sorteio do Imperador e da Imperatriz 2023
19h – Encerramento da festa com Banda de Congo de Piapitangui
Reprodução : Prefeitura de Viana