Últimos preparativos para Festa do Divino Espírito Santo em Viana que comemora 205 anos

Últimos preparativos para Festa do Divino Espírito Santo em Viana que comemora 205 anos

Vai muito além do glamour dos dias do festejo. Ser escolhido como imperador é uma grande responsabilidade porque envolve fé, cultura, tradição e muito trabalho! Afinal de contas, as festividades estão se aproximando e tudo precisa estar preparado para receber os visitantes da Festa do Divino à altura do evento que comemora 205 anos.

A festividade tem apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT), e conta com programação repleta de celebrações e religiosidade. Os últimos preparativos do evento estão sendo feitos para proporcionar uma celebração de fé e cultura.

O empresário Eduardo José Dutra Pirone foi escolhido como imperador nesta edição. O mineiro veio para Viana na década de 1976 para trabalhar e por aqui criou raízes. Tornou-se membro da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, onde participa frequentemente das missas. Tanto que, mesmo em meio à correria dos últimos acertos para realização da Festa do Divino, o empresário comentou que tinha que se arrumar para a missa desta quinta (02).

E é com fé e muito trabalho que a vida do seu Eduardo avança. Aos 69 anos, o imperador não mede esforços para que a realização do evento seja a melhor possível. Ele conta que a força da tradição da festa de origem portuguesa o fez ser um dos candidatos ao evento. Além disso, a união da população vianense em prol da manifestação cultural bicentenária é um combustível para o trabalho incansável.

“As pessoas aceitaram o evento de forma comovente. Um senhor que vende ovos disse que daria um pente para doação. Dois dias depois ele trouxe frutas, legumes, galinha… Recebemos doação de garrote (bezerro). É uma união dos moradores, desde o mais humilde àquele que tem condições melhores”, revelou.

O imperador afirma que está ansioso para o dia em que fará sua caminhada triunfante pela cidade, porém, enquanto esse dia não chega, a pompa de um lorde fica guardada para que tudo fique perfeito para os visitantes da festa. “A placa da Igreja Matriz de Viana Sede traz informações sobre a influência dos açorianos aqui. É uma grande tradição, importante para a cidade, é muito importante o apoio da Prefeitura nesse resgate desse passado e a preservação e valorização da nossa fé é uma grande alegria e uma grande responsabilidade”, enfatiza.

A secretária de Esporte, Cultura e Turismo Renata Rosa Weixter destaca a relevância da Festa do Divino para Viana e para o Estado: “É um grande momento da cidade, uma festa linda que reúne tradição, cultura, história e religiosidade da imigração açoriana na cidade de Viana, uma das cidades do país que mais recebeu imigrantes de Açores, ilha de Portugal”, ressaltou a secretária.

A 205ª Festa do Divino acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede. Confira a programação:

Sexta-Feira (03/06)

19h – Terço do Divino Espírito Santo

19h30 – Missa com padre Rodrigo Costa

20h30 – Barracas, roleta e pescaria e show com a Banda da Polícia Militar

22h – Show com Richard Viana

Sábado (04/06)

18h00 – Procissão com Banda Marcial da Escola Cívico-militar Divaneta Lessa de Moraes a casa da imperatriz

19h – Terço do Divino Espírito Santo

19h30 – Missa com padre Ribamar Divino Vieira

20h30 – Barracas, roleta e pescaria

22h – Show com João Felipe e Rafael

Domingo (05/06)

5h – Alvorada

9h – Procissão com banda à casa do Imperador

10h – Missa festiva de Pentecostes com o bispo Dom Geraldo Lyrio

12h – Almoço e Show com Rogério Palassi (MPB)

13h – Barracas, roleta e pescaria

14h – Leilão

18h – Ação entre amigos e sorteio do Imperador e da Imperatriz 2023

19h – Encerramento da festa com Banda de Congo de Piapitangui

 

Reprodução :Prefeitura de Viana