Viana visita as instalações da Casa dos Açores do Rio de Janeiro

Viana visita as instalações da Casa dos Açores do Rio de Janeiro

Em 1813, um grupo de 53 famílias açorianas se instalou onde hoje é a cidade Viana e mais de dois séculos depois é perceptível a sua influência em nosso município, seja com as festividades como as comemorações do Divino Espírito Santo ou na arquitetura da Igreja Nossa Senhora da Conceição e de outros locais importantes na cultura vianense.

É com o intuito de estreitar esses laços que uma comitiva da Prefeitura de Viana composta pelo prefeito Wanderson Bueno, o vice-prefeito Fabio Luiz Dias e a secretária de Esporte, Cultura e Turismo Renata Weixster, junto ao Instituto Federal do Estado (IFES) Campus Viana composta pelo reitor Jadir Pela, pela diretora Regiane Teodoro do Amaral, a professora Fabiene Passamani e o professor Robson Malacarne rumo ao Rio de Janeiro para assinatura de acordo de cooperação técnica com a Casa dos Açores.

As comitivas foram recebidas pelo presidente da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, João Leonardo Soares, e o diretor cultural Daniel Gonçalves. Durante a visita, além da assinatura do memorando, os participantes presenciaram uma intervenção cultural a partir de uma demonstração de música tradicional açoriana tocada em uma viola de quinze cordas.

O objetivo da viagem é, por meio do acordo, criar políticas públicas e ações para fortalecer a cultura açoriana da cidade e também estreitar ainda mais as relações internacionais com o arquipélago de Açores, uma vez que Viana é a cidade que mais recebeu imigrantes açorianos no país.

E este ano, quando a cidade comemora 160 anos, segundo Wanderson Bueno, Viana terá uma programação especial voltada para a história da imigração lusitana no município e na contribuição com a história dos antepassados açorianos que contribuíram com o desenvolvimento de Viana, recebendo o presidente do arquipélago durante as festividades.

 

Reprodução : Prefeitura de Viana