Começa a Copa de Inverno de Beach Soccer com mais de 800 participantes na Praia da Costa
A Copa de Inverno de Beach Soccer começou nesta segunda-feira (11) e vai reunir mais de 800 alunos da Praia da Costa. Cerca de 20 equipes de escolas municipais e 20 equipes de projetos sociais de Vila Velha disputam a competição.
As categorias do torneio são sub-11, sub-13 e sub-15 e o campeonato vai até a última semana de julho. Nesta primeira semana de campeonato, quem disputa a chave de grupos são os alunos de projetos esportivos das escolas municipais. São 12 unidades de ensino, que levarão 20 equipes para competir. Só nos primeiros dias do torneio, 500 alunos da rede municipal participam.
E na segunda semana de competição, é a vez da chave de grupos com as escolinhas e projetos sociais de Vila Velha. São mais 20 equipes que passam a integrar a competição e disputam entre si.
As equipes vencedoras da primeira e segunda semana voltam para o torneio e se encontram na última semana de campeonato. Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acontece o chaveamento misto, com as melhores equipes dos projetos esportivos das escolas municipais e dos projetos sociais.
As semifinais e finais de cada categoria acontecem nos dias 28 e 29 de julho, respectivamente. O coordenador de Esportes Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Marcelo Fermo, ressaltou que o torneio é uma forma de promover a integração entre todas as crianças e jovens do município: “Estamos realizando uma grande copa de inverno entre alunos de 11 e 15 anos que praticam o futsal e futebol do município. Esta é uma oportunidade que eles tem de disputar e testar seus talentos contra equipes que nunca enfrentaram. Além disso, também fomentamos a socialização e integração entre eles”, explicou.
A Secretaria de Esporte e Lazer cedeu, durante a semana, o espaço da arena de inverno para as atividades esportivas da Educação. Durante dois fins de semana, está sendo realizado o 22º Campeonato Estadual Banescard de Seleções de Beach Soccer no local.
“A colaboração entre as secretarias permite a ocupação do local nos dias úteis da semana com o trabalhado pedagógico, que produz vários benefícios às crianças e jovens, como aumentar a cooperação e a socialização e desenvolver o espírito de liderança e o respeito”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Andinho Almeida.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha