Ancestralidade, celebrações e emoção marcam a inauguração do monumento dos açores em Viana

Ancestralidade, celebrações e emoção marcam a inauguração do monumento dos açores em Viana

Olhar para o passado e preservar a história é enriquecer o futuro. Essa frase explica um pouco sobre as comemorações dos 160 anos de Viana.

Entre todas as celebrações, o município ganhou novos marcos culturais com a inauguração do Monumento da Coroa dos Açores e a apresentação, pela primeira vez, do hino municipal de Viana.

Os símbolos foram apresentados ao público nesta terça-feira (26) e ganharam um lugar especial no coração do vianense pelo resgate da essência e a ancestralidade da cidade.

Hino Municipal de Viana

As crianças da escola EMEF Padre Antunes Siqueira, sob a regência de Inárlei Carletti entoaram belamente o Hino Municipal de Viana. Os pequenos cantores ficaram marcados na história da cidade ao apresentar a canção pela primeira vez.

A mãe do Maxwllian Jesus, de 11 anos, Sthefani Cristina, comentou sobre a participação das crianças no evento.

“Achei o hino muito interessante. A cidade do tamanho que é precisava de um hino oficial. Estou muito orgulhosa do meu filho fazendo parte de um momento histórico. O monumento também é maravilhoso. Ele é moderno, combina com a cidade”, disse Sthefani.

A população vianense sentiu-se honrada com o hino municipal, uma marca da história da cidade. O hino foi selecionado de forma rigorosa, após compositores de todo Brasil estudarem nossa história e mandarem suas respectivas versões. A escolha aconteceu por votação, onde a população também teve acesso e pôde fazer parte do processo de seleção.

“Gostei muito do hino. Achei importante Viana ter seu próprio hino. Foi ótima a votação, de pessoas de vários municípios poderem participar e escolherem juntos, não sendo algo imposto a nós. Gostamos muito”, citou a vianense Cláudia Vieira.

Homenagens

A solenidade foi marcada por homenagens. O presidente da Casa dos Açores do Espírito Santo, Nino Moreira Seródio, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Cabral, e o diretor Regional das Comunidades da vice-presidência do Governo dos Açores, José Maria de Medeiros Andrade, receberam o título de cidadão vianense das mãos do prefeito, Wanderson Bueno.

 

Monumento da coroa dos açorianos

A história mostra como os laços de Viana com os Açorianos estão interligados. Desde 1813, com a chegada de 53 famílias açorianas, a cidade de Viana foi estabelecida e se desenvolveu após diversos momentos históricos.

Com intenção de manter os laços, foi inaugurado o monumento que simboliza a Coroa dos Açores, com a presença de comitiva presidencial da Ilha dos Açores e de representantes das Casas dos Açores no Brasil.

“Em nossa geografia estamos tão distantes, mas, ao mesmo tempo, estamos tão próximos, pela nossa cultura, nossa história e nosso sangue. Muito obrigado, Viana”, comentou o presidente da Casa dos Açores do Espírito Santo, Nino Moreira Seródio.

O Diretor Regional das Comunidades do Governo dos Açores, José Andrade, também elogiou o monumento em homenagem aos açorianos e a beleza da cidade.

“Sempre ouvi falar da cidade de Viana sendo uma referência do lugar do açoriano no Espírito Santo e, por isso mesmo, sempre tive vontade de conhecê-la. Chegou o dia! E chegou da melhor forma possível. Estamos aqui, todos juntos, porque reconhecemos e respeitamos, preservamos e valorizamos a identidade do açoriano comum em nós. Muito obrigado por serem o que são e por fazerem o que fazem”, citou o diretor regional dos Açores.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, agradeceu a presença dos açorianos e, também, toda a história construída ao longo dos séculos.

“É um passo importante para a cultura da nossa cidade. Hoje, fico muito feliz de poder estar com vocês inaugurando esse marco em homenagem a essa cultura que nós recebemos e devemos propagá-la por toda a cidade”, afirmou o prefeito.

O monumento, de José Carlos Vilar, e a história construída pelos açorianos já ganharam o coração da vianense Ana Maria Cavati.

“Maravilhoso! Teve um tempo que foi um pouquinho esquecido. Agora essa administração está reativando toda aquela história. Magnífico esse resgate! Por isso que hoje estou aqui pra ver de perto essa coisa maravilhosa” comentou a moradora.

 

Reprodução : Prefeitura de Viana