Alunos do EJA começam curso de qualificação profissional no Ifes da Serra

Alunos do EJA começam curso de qualificação profissional no Ifes da Serra

A Serra tem provado a cada dia que a Educação de Jovens e Adultos, muitas vezes considerada uma obrigação tardia, é uma oportunidade de futuro tão importante quanto a construção educacional na fase infantil, e pensando nisso que a prefeitura tem trabalhado para educar e proporcionar oportunidades, independente da idade, para os alunos que escolheram buscar um outro futuro através da educação.

Nesta quarta-feira (03), foi inaugurada a primeira aula de qualificação profissional dos alunos matriculados nas turmas conclusivas da modalidade Educação Jovens e Adultos. O projeto é uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo Ifes, da Serra e visa a integração com a Educação Profissional.

A ideia é a realização de ações que fomentem as áreas de trabalho, ciência, técnica, tecnologia, humanismo e cultura geral como forma de contribuir para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional desses alunos que buscam além da educação básica, oportunidades no mercado de trabalho.

Flávia Rossoni, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA)  falou sobre a parceria com o Ifes Serra.

“Essa parceria é importante para o fortalecimento da modalidade EJA, pois oportuniza outras possibilidades  de apropriação do conhecimento pelos alunos. Além disso, a qualificação profissional também enfatiza a profissão como um caminho educativo”, explicou.

Fabiana Negreli, secretária de Educação, esteve presente para a aula inaugural e reforçou a ideia de proporcionar oportunidades para a modalidade EJA.

“Precisamos voltar atenção para os alunos da Educação Jovens e Adultos, criar oportunidades, eles têm muito potencial que precisa ser mostrado tanto a eles mesmos quanto para o mercado, essa parceria é extremamente importante porque é só através da educação, seja ela de base ou profissional que chegamos a algum lugar”, disse.

Os cursos 

Foram disponibilizadas 20 vagas para Operador de Computador e 30 vagas para Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com 30 vagas. Ainda há a concessão de bolsa auxílio de R $180,00 para cada estudante, durante a realização do curso.

 

Reprodução : Prefeitura da Serra