​Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico realiza quarta reunião

​Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico realiza quarta reunião

Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (COMDEC) realizaram a quarta reunião nesta quinta-feira (18), no Taj Home Resort, localizado no bairro Jockey de Itaparica. O evento foi presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.

Após a abertura da reunião, Colodetti apresentou uma série de indicadores de resultados, como geração de emprego, abertura de novas empresas, arrecadação de ISS e do comércio exterior.

Raquel de Moura Barbosa Guimarães, representando a Codesa, explanou sobre os trabalhos realizados pós privatização do Porto de Vila Velha. “Após o leilão, ocorreram dois processos: a venda da Codesa em conjunto com a concessão e exploração do serviço portuário. São dois processos paralelos. Estamos dando consultoria junto à empresa vencedora, fazendo a transição do público para o privado. O mercado será expandido com essa privatização. Ontem mesmo recebemos no porto uma comitiva do Centro Oeste do país, que são exportadores de soja e importadores de fertilizantes”, ressalta.

Durante a reunião, o empresário e sócio do empreendimento Taj Home Resort, Rodrigo Gomes, explicou o motivo pelo qual teve de esperar oito anos para lançar o empreendimento: “Estou há 23 anos nesse mercado e sempre lutei para fazer algo diferente em Vila Velha. Há oito anos tivemos a ideia de fazer esse empreendimento, mas não obtivemos apoio. Só estamos lançando o Taj porque a gestão atual tem outra visão, que é direcionada ao desenvolvimento econômico da cidade. A gestão está olhando e cuidando do desenvolvimento como um todo e assim ajuda os empresários”, expressa.

Gustavo Resende, também sócio do Taj, mostrou o case de sucesso: “No início, ouvimos que um empreendimento como o Taj era muito para o município de Vila Velha. Sempre acreditamos que aqui era o local ideal. Vila Velha é uma cidade com potencial e muitas pessoas não conheciam. Investimos em propagandas tanto na rede nacional, quanto internacional. Hoje temos 49% das vendas para pessoas que moram em outros estados e em outros países”, ressalta.

O secretário Everaldo Colodetti classificou o encontro como esclarecedor: “Essa reunião foi muito produtiva. Tivemos pautas importantes que foram compartilhadas com os conselheiros. Podemos ver através de dados concretos que os investidores estão acreditando no nosso município. Isso mostra o trabalho da nova gestão, que tem o objetivo de tornar Vila Velha um ambiente bom para o negócio”, afirmou o secretário Everaldo Colodetti.

Nesta quinta-feira também foi dado posse aos novos membros, efetivos e suplentes, do Conselho Municipal de Desenvolvimento. São eles:

• Companhia das Docas do Espírito – CODESA:  Raquel de Moura Barbosa Guimarães (suplente).
• Movimento Espírito Santo em Ação – ES em AÇÃO: Nailson Dalla Bernardino (titular) e Guilherme Luciano Gollner de Oliveira (suplente).
• Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico – SECTIDES: Ricardo Pessanha (titular) e Christiane Vargas de Souza Menezes (suplente).

Também participaram os secretários: Adriana Peixoto Miguel, de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade; Ricardo Klippel Borgo, de Meio Ambiente; Menara Cavalcante, de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes; Paulo Renato Fonseca Junior e a subsecretária Carla Rezende Bastos, de Cultura e Turismo.

Conselho de Desenvolvimento Econômico (COMDEC)

O conselho tomou posse no dia 11 de novembro de 2021, para o exercício de 2021/2024 e é composto por representantes do Poder Executivo e da sociedade civil, tendo como função principal promover o diálogo entre os membros relevantes da sociedade local, visando a harmonização na promoção ampla do desenvolvimento econômico no município de Vila Velha.

O grupo tem o objetivo de criar políticas públicas para o município, a fim de fomentar o empreendedorismo, atraindo mais empresas para Vila Velha.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha