Vila Velha: profissionais da rede municipal já tiveram mais de 260 momentos formativos
O primeiro semestre letivo de 2022 foi de muito aprendizado, de construção coletiva e de compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais da rede de ensino de Vila Velha. Só de janeiro a junho, foram 300 encontros formativos, com a participação de mais de 12 mil pessoas e emissão de certificados para todos.
Para começar o ano letivo, a gerência de Formação Continuada organizou a I Jornada Pedagógica de Planejamento e Formação. Só neste primeiro momento, mais de 6.800 profissionais participaram. Temas como acolhimento, a escola no 100% presencial, Diretrizes pedagógicas, Educação Midiática, Saúde Emocional e a apresentação dos projetos pedagógicos e educacionais foram trazidos em diálogos com os profissionais.
Nas oportunidades que ocorreram presencialmente e online, 130 temas foram abordados com participantes das etapas curriculares da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo das formações continuadas é dar suporte, criar condições para a troca de experiências, criar condições para minimizar as dificuldades do trabalho docente, fortalecer as práticas de ensino e colaborar na qualificação da aprendizagem e de seus resultados.
Neste período, tiveram também encontros de Grupos de Estudos no formato presencial e online, com estudos de temáticas, como: Planejamento e elaboração do Plano de ação da Formação Continuada de Educação Física, Matemática, Inglês, Língua Portuguesa e demais áreas do conhecimento, Metodologia histórico crítico no desenvolvimento dos alunos, Diálogos sobre o público de atendimento da Educação Física escolar na rede de ensino Municipal de Vila Velha, recomposição de aprendizagem, alfabetização e Análise do livro didático e materiais didáticos e construção de práticas inovadas de aprendizagem.
Além do ciclo mensal de formação para todos os profissionais, ações diretas ligadas a 10 projetos aconteceram, e são eles: Projeto Educação Digital Midiática, Projeto de Educação Socioemocional, Desenvolvimento da Plataforma Municipal de Formação – AVA – Ambiente Virtual de aprendizagem dos professores, Fórum Municipal de Educação, Projeto Educação Empreendedora, Projeto Tempo de Aprender, PAES – Pacto pela aprendizagem no Espirito Santo, Projeto Pedagogia da Leitura Literária, Projeto Contação de Histórias Capixabas, Projeto Educação Empreendedora e Projeto SAEB Digital.
Para fortalecer os momentos formativos, importantes parcerias de instituições públicas e privadas participaram, como o IFES, as Universidades Federais do Espírito Santo e de Goiás, Universidade de Vila Velha (UVV), Faculdade Novo Milênio, Universidade Aberta do Brasil – Polo UAB e o SEBRAE.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha