De Viana para o mundo: Skatista vianense representa a cidade em campeonato nacional

De Viana para o mundo: Skatista vianense representa a cidade em campeonato nacional
Fotos: Victor de Almeida

O skate chegou ao Brasil nos anos 1960, trazido por filhos de norte americanos e brasileiros que viajavam para os Estados Unidos naquela época. A prática esportiva sobreviveu a décadas de ascensão e declínio no país, até cair no gosto popular e se tornar um dos mais emocionantes esportes Olímpicos.

Em Viana, não poderia ser diferente… O esporte conta com um espaço especial entre seus diversos adeptos. Um deles, Cayo Roberto, de 20 anos, natural de Nova Bethânia, começou sua trajetória no skate aos 13 anos, observando seu irmão mais velho. Antes de descobrir o talento sobre a prancha, ele já se aventurou com a bike, BMX, MotoCross e o downhill.

Um 360° mudou a vida do jovem garantiu a ele uma passagem para o campeonato nacional de skate. O atleta vianense Cayo Roberto se classificou para o torneio no Paraná, dando orgulho a nossa cidade.

“Tudo começou como hobby. Hoje, levo a bandeira do meu município para vários cantos do Estado, como o último Campeonato Estadual, onde conquistei a medalha de bronze. Agora meu objetivo é no cenário nacional, onde vou representar Viana na cidade de Cascavel, no Paraná”, destacou Cayo.

Ele ainda completa dizendo que “vai dar o melhor no torneio em Paraná e fazer o possível para trazer esse título para Viana”.

Com intuito de investir nos skatistas e no esporte, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT), está unida com o atleta, que vai competir a nível nacional no mês de novembro.

“Ter esse apoio de todos os órgãos do esporte é especial para todos os atletas. A população abraçou o esporte, todos estão torcendo por nós nas competições, sejam elas regionais, nacionais ou mundiais. Muito feliz em ver o skate no lugar que ele merece estar”, disse o skatista.

Preparação

A preparação para o torneio começou assim que conquistou a classificação na fase estadual. Todos os dias após o trabalho, Cayo treina incansavelmente nas pistas de skate do município, a ponto de executar com perfeição as manobras de extrema dificuldade, que são as que geram pontuações mais altas.

Cayo vai disputar a modalidade “street” (rua, em inglês), onde a pista simula elementos que têm nas avenidas das cidades como corrimões, lombadas, rampas, escadas e vãos. É a mesma modalidade que a Fadinha do skate, Rayssa Leal, compete.

O atleta revela que o início de seu apego a um esporte de adrenalina, como o skate, em que o propósito é se equilibrar em cima de quatro rodinhas e realizar manobras arriscadas em solo e no ar.

“Sempre busquei um esporte diferente, que gerasse mais adrenalina. Conheci o skate por meio do meu irmão e estou praticando até hoje. Aqui eu encontrei diversas formas de expressar todos os sentimentos que o skate me proporciona”, comentou o atleta.

Vamos torcer por nosso Vianense conquistar todos seus objetivos e honrar nosso município por onde ele passar.

Skate é moda

Mais de 8,5 milhões de brasileiros praticam o esporte. Um crescimento histórico, que levou o skate a patamares inimagináveis, como a participação nas Olimpíadas de Tokyo 2020. A modalidade, que era associada a atividades criminosas, tornou-se a base e o sustento de vários atletas e famílias.

Os atletas da modalidade têm trazido muito orgulho para o Brasil. Em Tóquio, foram 3 medalhas de prata e fez milhões de brasileiros ficarem grudados na TV durante a madrugada. E não para por aí: o novo ciclo olímpico já aponta para que o país tenha ainda mais sucesso em Paris 2024.

 

Reprodução: Prefeitura de Viana