Estudantes do tempo integral se encantam em exposição com obras de Van Gogh em Vitória
A noite estrelada. Os girassóis. Quarto em Arles. Amendoeira em flor. Essas são algumas das obras mais conhecidas do pintor holandês Vincent van Gogh (1853-1890), considerado um gênio do pós-impressionismo apesar de, em vida, ter vendido um único quadro. Um dos mais importantes criadores das artes plásticas, suas telas viraram clássicos da pintura e fazem parte do imaginário coletivo.
A obra do artista está em exposição em Vitória de uma forma diferente. Trata-se do espetáculo visual “Van Gogh & Impressionistas – Imersão em 360º”, que convida o público a uma exposição imersiva de projeções em alta definição, inspirado em grandes atrações internacionais, como o Atelier des Lumières, de Paris, e o Museu de Arte Digital, de Tóquio.
Os estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, de Tabuazeiro, fizeram uma visita pedagógica à exposição “Lightland”, dentro do conteúdo de Artes, História da Arte.
A professora de Arte Mônica Diniz contou que as turmas estudam os movimentos pós-modernos e já haviam passado pelo impressionismo, marca das obras de Van Gogh e dos demais artistas que compõem a exposição.
“Os estudantes ficaram encantados com o que viram, pois já conheciam todo o contexto”, comentou a educadora.
A experiência de ir visitar a exposição mexeu com as emoções dos estudantes. “Minha experiência na exposição imersiva de Van Gogh foi insana, eu acho que nunca senti tanta paz, calma e relaxamento. Naquele lugar, parece que o resto do mundo se fecha e você se apaixona por todas as pinturas e obras do pintor. Minha mente se viu completamente hipnotizada pelas cores e música presentes no local. Me deu tanta vontade de dançar, eu dancei, saltitar e abraçar as pessoas. Foi encantador, realmente perfeito. A arte é realmente linda e poética, os sentimentos em cada obra adentram os olhos e o coração de quem sabe e quer ver e sentir. Sou grata aos meus professores por nos levarem lá, espero poder voltar algum dia”, relatou a estudante Evellyn Motta de Melo, do 9º ano A.
Além das obras de Van Gogh, a exposição tem ainda trabalhos de outros artistas impressionistas. A exibição é feita com movimentos, efeitos gráficos, e videografismo, criando a sensação para o público de entrar nos quadros.