Sedu Serra investiu alto na gestão da infraestrutura da rede de ensino em 2022

Sedu Serra investiu alto na gestão da infraestrutura da rede de ensino em 2022

Uma reforma ali, uma manutenção aqui e assim fomos cuidando ao longo de 2022 dos espaços que comportam sonhos, aprendizados e o futuro do nosso município. Essa foi a meta prometida e alcançada para este ano da gerência de infraestrutura da secretaria de Educação da Serra.

Neste ano, duas novas unidades de ensino foram inauguradas no município. Em abril a Prefeitura inaugurou em Colina da Serra, o CMEI Professora Maria Rodrigues Carvalho. Já em agosto foi entregue aos moradores de Campinho da Serra I o CMEI Professora Maria Madalena Prado da Silva, que funciona em Tempo Integral.

Setembro foi um mês de novidades. Foi assinada a ordem de serviço para a construção de um novo CMEI na região, uma área com cerca de 856,28 metros quadrados que irá atender até 200 crianças.

Ainda no mês de setembro, a Educação da Serra avançou no quesito sustentabilidade. Isso porque foi inaugurado o programa Serra+Sol, que alterou  toda a estrutura de energia das 144 unidades escolares, modernizando o processo com o sistema de geração de energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas.

O investimento foi de mais de R$ 21 milhões e o novo sistema reduz os custos da conta de luz, uma vez que a energia solar pode trazer uma economia de até 95%. Além da baixa manutenção, que necessita apenas de limpezas periódicas das placas fotovoltaicas.

Aproximadamente 50 unidades estão sendo transformadas em usinas, quantidade suficiente de escolas como fonte de energia solar para abastecer todas as outras unidades. A geração é compartilhada entre duas ou mais unidades consumidoras, ou seja, pode-se instalar um sistema gerador de energia em uma escola e o excedente da produção será usado em outras.

Foram investidos R$ 18.387.293,61 em aproximadamente 125 unidades com pequenos reparos, reformas, manutenções e atendimentos emergenciais pela equipe da engenharia da Sedu-Serra, sempre alerta e pronta para melhorar nossas escolas diariamente, prezando pelo bem-estar e conforto da comunidade escolar.

 

Reprodução : Prefeitura da Serra