Prefeitura de Vitória lança edital de obras de infraestrutura para o bairro Universitário
A Prefeitura de Vitória lançou, na manhã desta segunda-feira (30), edital de licitação para contratação das obras de infraestrutura urbana, contemplando serviços de drenagem, pavimentação e obras complementares, para as ruas Flor do Campo e dos Ipês, no bairro Universitário. O empreendimento está orçado em R$ 2,5 milhões com prazo de conclusão de 180 dias, após assinatura de ordem de serviço.
O principal objetivo das obras é o acesso dos moradores às suas residências por meio de veículos. Outra finalidade é permitir a ligação dessas ruas projetadas com as ruas existentes. A solenidade de lançamento do edital aconteceu na sala anexa ao gabinete no prefeito e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias da região.
“Estamos corrigindo uma falha do passado, quando os loteamentos eram aprovados sem as condições mínimas de infraestrutura. Vamos reconstruir parte das ruas existentes com novos pavimentos, calçadas e drenagem e construir novos trechos destas vias que hoje existem só no papel. Estamos resgatando erros do passado, ofertando acessibilidade aos moradores do bairro Universitário, com segurança e conforto para motoristas e pedestres”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
Obras
As ruas Flor do Campo e dos Ipês terão pista com seis metros de largura, em blocos intertravados (tipo Pav’s), tendo em vista as altas declividades e a melhor permeabilidade desse tipo de pavimento.
As calçadas serão construídas nos dois lados das vias com largura mínima de 1,20m cada. O sistema de drenagem foi projetado com poços de visita interligados por rede de diâmetro mínimo de 600 milímetros. Também foi projetado a implantação de descida d’água ao longo da via, com o objetivo principal de reduzir a velocidade da água escoada.
“Além destas duas obras nas ruas dos Ipês e Flor do Campo, cujo edital publicaremos no Diário Oficial do Município, estamos projetando a construção da praça da academia e uma contenção de encostas na rua Amor Perfeito, também no bairro Universitário”, complementou Pazolini.
Pedido da comunidade
A presidente da Associação de Moradores do bairro Universitário, Rita Galina, ressaltou que a comunidade já havia perdido as esperanças de ter as duas vias – atualmente sem saída – ligadas à rua logo abaixo, permitindo o trânsito livre de veículos.
“Desde 2007 que o pedido da comunidade tramitava na Prefeitura de Vitória. O que ouvíamos era da impossibilidade da execução. É com muita alegria que temos o projeto concluído e a obra ser realizada na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini”, comemorou.
Reprodução : Prefeitura de Vitória