Prefeitura de Linhares recebe diretor do Programa Educar pra Valer que visa consolidar a alfabetização de alunos da rede municipal

Prefeitura de Linhares recebe diretor do Programa Educar pra Valer que visa consolidar a alfabetização de alunos da rede municipal

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, recebeu o diretor adjunto do Programa Educar pra Valer, Júlio Cavalcante, e as coordenadoras estaduais Valdenice Gomes e Aleksandra Mendes. A reunião teve como pauta a devolutiva das avaliações de 2022, a repactuação da parceria e o realinhamento das ações de 2023 para avanços na aprendizagem dos alunos matriculados nas escolas da rede municipal de Linhares. A secretária interina de Educação, Gesiani Araújo Pereira, e a diretora pedagógica, Marta Lúcia Colodetti, também participaram da reunião.

O Programa Educar pra Valer (EpV), da ONG Associação Bem Comum, presta assessoria técnica gratuita aos municípios participantes, para apoiá-los e consolidar a alfabetização até os sete anos de idade, além de elevar os rendimentos de aprendizagem do 1º ao 5º ano nas escolas públicas.

O diretor adjunto do Programa Educar pra Valer, Júlio Cavalcante, disse que no Espírito Santo o EpV tem parceria com cinco municípios, dentre eles Linhares, que aderiu ao programa desde de 2022.

“Temos muitas expectativas em relação à implantação do programa no município. A equipe abraçou com muita vontade de fazer a educação ser melhor para as pessoas de Linhares. Observamos o engajamento nos processos de formação de professores e no acompanhamento que é feito nas escolas. Achamos que, comparando os resultados houve um avanço na aprendizagem depois da pandemia, mas temos um caminho a percorrer e, a impressão de quem está de fora é que o Município está no caminho certo”, comentou o diretor adjunto da EpV.

O programa foi elaborado pela Associação Bem Comum (ABC) a partir da experiência de sucesso da reforma educacional ocorrida há quase 20 anos em Sobral/CE, e no Programa Alfabetização na Idade Certa, com a cooperação do Governo do Estado do Ceará, e dos resultados educacionais colhidos hoje.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, pontuou que o programa atua, junto ao município, com o propósito de melhorar o rendimento e o desempenho dos alunos, por meio do desenvolvimento da gestão municipal, contemplando cinco eixos básicos, que são: gestão da rede, gestão pedagógica, formação, acompanhamento e sustentabilidade.

“O programa tem sido implantado de forma articulada com formações continuadas de gestores e professores, avaliações diagnósticas com análise de resultados, além do acompanhamento e estratégias de gestão e boas práticas nas escolas. Estamos engajados para que aos nossos alunos seja assegurado a alfabetização na idade certa e consolidada a aprendizagem dos conteúdos das séries iniciais do Ensino Fundamental”, destacou o prefeito de Linhares.

Reprodução : Prefeitura de Linhares