Secretaria de Assistência Social de Cariacica oferece curso de qualificação profissional para pessoas em situação de rua
A Secretaria de Assistência Social de Cariacica (Semas) iniciou nesta sexta-feira (7) o curso de agente de portaria para 40 pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro Pop, no bairro Santa Bárbara. O curso acontece até o dia 28 de julho. As aulas serão realizadas todas as sextas-feiras, entre 13h e 17 horas, no Centro Pop.
Ao final do curso, com carga horária de 30 horas, os alunos vão receber certificados da qualificação, além de orientações para elaboração e encaminhamentos de currículos para o mercado de trabalho. Além das atividades presenciais, as pessoas em situação de rua que participam do curso ainda vão cumprir conteúdos extracurriculares.
No curso, os alunos são capacitados para a função de agente de portaria, conhecendo as atribuições e orientações do cargo, além de receberem dicas de como devem se relacionar com condôminos e até tarefas relacionadas à segurança.
“Essa é mais uma ação do programa Vida Nova Cariacica, que vai dar oportunidade tanto para os atendidos no Centro Pop quanto para os atendidos no abrigo para adultos. Esse curso vai abrir portas para que esse momento que eles vivenciam seja apenas transitório. E nós lançamos esse programa para que as pessoas em situação de rua tenham oportunidades”, destacou a secretária de Assistência social, Danyelle Lirio.
Para Elder Rosa Braz, 36 anos, que é usuário do Centro do Pop há mais de seis meses, a iniciativa vai facilitar o ingresso no mercado de trabalho. “O curso será muito bom porque vamos receber atualização na função de porteiro”, disse.
O jovem Samuel Pereira da Cruz, 19 anos, que está em situação de rua, também elogiou o curso. “Pra gente o curso é uma oportunidade e tanto, já que muitas vezes queremos sair das ruas, mas não conseguimos por falta de oportunidade”, contou.
Para diretora da empresa Newtex Cursos profissionalizantes, Fabrícia Moura, que promove a qualificação em parceria com a Prefeitura de Cariacica, “em geral quase 80% das pessoas que são capacitadas nos cursos profissionais conseguem entrar no mercado de trabalho”, destacou.
Reprodução : Prefeitura de Cariacica