Educação realiza curso de capacitação e atualização para merendeiras e nutricionistas da Serra
Para atualizar o conhecimento por causa do segundo semestre das aulas na rede municipal, que começa na próxima segunda-feira (24), as merendeiras e nutricionistas da Serra passaram esta semana por uma capacitação que incluiu noções de boas práticas de manipulação de alimentos.
Nos temas abordados também foi incluída a recente adesão da gestão à resolução federal 06/2020 que determina a eliminação do açúcar e dos alimentos ultraprocessados no preparo dos cardápios para estudantes entre 0 e 5 anos nos Centro Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
O curso contou com a participação das 430 profissionais da cidade. Elas também tiveram aulas de cardápios especiais para alunos com restrição alimentar, manejo e higiene de materiais, equipamentos e ambiente, armazenamento de produtos e a preparação das receitas de modo saudável.
Os encontros aconteceram no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Vieira Lessa, no bairro José de Anchieta.
A gerente de alimentação escolar, Fabiane Cavalcante, classificou o encontro como um grande sucesso. “O objetivo principal da capacitação foi tornar o ambiente de trabalho mais saudável, qualificar os profissionais dentro da legislação para garantir a oferta de alimento seguro e com qualidade, assim como promover os bons hábitos alimentares dentro das unidades de ensino da Serra”, explicou.
Perfil da alimentação escolar na Serra
– São servidas 94.800 refeições por dia.
– A equipe de alimentação escolar, ligada à Secretaria Municipal de Educação (Sedu), conta com 430 merendeiras e 20 nutricionistas.
– Os profissionais elaboram cardápio para desjejum (café da manhã), colação, almoço, lanche vespertino, refeição vespertina, lanche para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e jantar para estudantes da EJA.
Reprodução : Prefeitura da Serra