Programa de Assistência Social de Cariacica forma pessoas em situação de rua em cursos profissionalizantes
Oportunidade, geração de renda e inclusão social. Um grupo formado por onze pessoas em situação de rua recebeu, na tarde desta sexta-feira (28), o certificado de conclusão do curso de Agente de Portaria oferecido pela Secretaria de Assistência Social (Semas) de Cariacica.
O curso com uma carga horária de 30 horas foi realizado durante todo o mês de julho, às sextas-feiras, de 13h as 17 horas.
As aulas foram ministradas no Centro Pop, no bairro de Santa Bárbara, com conteúdos teóricos e práticos sobre as atribuições do cargo, condutas adequadas, relacionamento com os condôminos, além de tarefas relacionadas à segurança.
“Esse curso, com certeza, vai abrir as portas para que este momento que eles vivem seja apenas transitório. E foi exatamente para isso que criamos o curso, ou seja, para que eles tivessem oportunidades”, enfatizou a secretária de Assistência social, Danyelle Lirio, durante a entrega dos certificados aos participantes.
Uma colocação profissional logo após a conclusão do curso é o sonho de Keila dos Santos Silva, 48 anos, única mulher entre os alunos. “Eu quero mesmo é ter uma vida normal, trabalhar e cuidar dos meus filhos”, confidenciou.
“Para nós o curso abre portas, já que muitas vezes queremos sair das ruas, mas não conseguimos por falta de oportunidade”, destacou o jovem Samuel Pereira da Cruz, 19 anos, que vive há 5 anos nas ruas da cidade.
Para Elder Rosa Braz, de 36 anos, outro assistido do Centro do Pop, o curso facilita muita a nossa entrada no mercado de trabalho. “O curso é muito bom porque recebemos uma atualização sobre a função de porteiro”, disse.
Reprodução : Prefeitura de Cariacica