Guarda Municipal de Vitória participa de curso de pilotagem de moto

Guarda Municipal de Vitória participa de curso de pilotagem de moto
Guarda de Vitória participa de curso de pilotagem de moto
Curso de pilotagem de moto aperfeiçoa técnicas de Guardas Municipais. (ampliar)

A motocicleta é considerada um meio de transporte rápido e que permite o acesso à diversas vias difíceis de circular. Pensando nas facilidades desse meio de transporte, agentes da Guarda Municipal de Vitória participaram nesta sexta-feira (28) do curso de aperfeiçoamento de pilotagem, no Tancredão, no bairro Mário Cypreste, em Vitória.

“O curso aperfeiçoa técnicas de motopatrulhamento. Com as motos, é possível circular por espaços menores, evitar acidentes durante uma perseguição e dar maior segurança para os agentes. O treinamento é indispensável para uma Guarda forte nas atuações da rua”, observa Renata Zanotelli, gerente de Formação e Apoio Psicossocial (GFAP) da Guarda Municipal.

Ao todo, 10 agentes da Guarda de Vitória integraram a capacitação, instruída por profissionais de uma concessionária de motos. A turma também contou com agentes de Vila Velha e Viana. O instrutor Thiago Toshio explica que são técnicas específicas para os profissionais de segurança.

“Enfatizamos a segurança do condutor no trânsito pois são condutores que demandam habilidades diferentes dos demais condutores. Também precisam de maior precisão em manobras para lidar com situações atípicas”, observou.

Para quem participou do curso, o aproveitamento foi o melhor possível. “A capacitação sempre nos aperfeiçoa para a prática, dá mais confiança para as manobras mais arriscadas”, conta Ana Vassoler, agente da Gerência de Operação e Fiscalização de Trânsito (GOFT).

O agente Allan Prati, do Grupamento de Proteção Comunitária, também já faz o motopatrulhamento. “É atualizar-se para a prática. Rever postura, frenagem e tudo que se tem de novo no tema pilotagem”, observou.

Após as aulas teóricas, os agentes foram para a pista colocar em prática parte do conhecimento adquirido. A cena chamou atenção de populares. “É essencial esse tipo de curso pois chegam mais rápido, seguem por atalhos e até sobem morros”, contou Layssa Oliveira, moradora de Santo Antônio.

Já a auxiliar de serviços gerais Priscila Santos parou um pouquinho o serviço para observar as manobras dos agentes. “Na hora que precisamos de ajuda, são os guardas que estão sempre prontos para nos atender”,  comentou.

Capacitação

Somente este ano, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) de Vitória já forneceu 12 cursos de capacitação para o efeito da Guarda Municipal. O objetivo é manter os mais de 430 agentes atualizados sobre as técnicas usadas na área da segurança pública  a fim de fornecer o melhor atendimento à população da capital.

Guarda de Vitória participa de curso de pilotagem de moto
Curso de pilotagem de moto aperfeiçoa técnicas de Guardas Municipais. (ampliar)
Reprodução : Prefeitura de Vitória