Vitória realiza ações para a Campanha do Agosto Dourado
Incentivar o aleitamento materno, salvar vidas e garantir mais saúde. Essa é a proposta do Agosto Dourado! Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação diminui em aproximadamente 13% a mortalidade infantil em crianças de até cinco anos, além de prevenir infecções respiratórias, alergias e diminuir a chance de ter hipertensão na vida adulta. Considerado por muitos o alimento perfeito, uma criança não precisa de nenhum outro alimento até os seis meses.
Por isso, Vitória promove, ao longo do mês de agosto, uma programação diversa para conscientizar e informar as pessoas a respeito da importância da amamentação. No dia primeiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jesus de Nazareth promoverá o Grupo de Gestantes e a campanha Seu Pote Vale Ouro, com o intuito de arrecadar potes e estimular a doação de leite materno.
Outra ação prevista para este mês ocorrerá na Unidade de Saúde de Resistência, no dia 17. A equipe propõe recriar o ambiente de um programa de TV, para conversar sobre o aleitamento materno e trazer convidados especialistas na área para conversar com as pessoas presentes, além de abrir espaço para atrações culturais, entre um bate-papo e outro.
No dia 10, a UBS do bairro Do Quadro promoverá uma roda de conversas sobre os desafios emocionais enfrentados no pós-parto, a importância da rede de apoio e o suporte psicológico no momento da amamentação.
A Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, além de uma exposição com o tema, contendo imagens orientativas sobre amamentação e vantagens do aleitamento materno, realizará, no dia 25, uma roda de conversa sobre a importância da amamentação e dicas de chás para melhorar a produção do leite materno.
Agosto Dourado
O Agosto Dourado simboliza a importância da amamentação até o sexto mês de vida. Criado em 1992, pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês), e instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2.017, a campanha define que neste mês as ações de conscientização sobre o aleitamento materno e sua importância devem ser intensificadas.
Além dos benefícios trazidos pelo leite materno para as crianças, o momento também é especial para a fortificação do vínculo entre a mãe e o bebê. Segundo estudos feitos pelo Ministério da Saúde, durante a amamentação é liberada a ocitocina, popularmente conhecida como hormônio do amor, cuja função é aumentar a sensação de bem-estar e diminuir o estresse, estando também ligada ao convívio social, influenciando nossos comportamentos, apego, empatia e, solidariedade. Por esses e outros motivos, a amamentação se torna tão importante para as mães e bebês.
Reprodução : Prefeitura de Vitória