Lançamento de projeto de futsal em Vitória emociona estudantes da Emef Paulo Freire
Com muita energia e empolgação, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Neves Reglus Freire, em Inhaguetá, participaram da cerimônia de lançamento do projeto de Futsal “Nilo Duarte”. Na tarde da quarta-feira (16), os estudantes receberam os kits completos para praticarem as aulas, contendo uniformes, calçados e novos materiais para o projeto, como 22 bolas de futsal, 20 pratos demarcatórios, duas escadas de agilidade, camisas para os professores, e mais.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, lembrou que a obra Emef Paulo Freire por anos foi esquecida, mas que a atual gestão fez de tudo para entregar à população o que já estava sendo adiado havia 20 anos. “Essa escola mora nos nossos corações. A escola foi entregue, pronta para receber os estudantes, em menos de dois anos de gestão. O Projeto de Futsal Nilo Duarte não é só um projeto social, é um projeto de vida! Vamos ajudar esses jovens a seguir o seu caminho com materiais, professores e ensino de qualidade”, completou o prefeito.
José Fernando Duarte, filho de Nilo Duarte, o embaixador do futsal na capital, falou com emoção sobre a iniciativa da prefeitura. “Foi uma ideia em homenagem ao meu pai, um grande incentivador do esporte. É um projeto acadêmico, no qual pretendemos fazer, da escola Paulo Freire, um laboratório de iniciação esportiva, que poderá, e deverá, ser estendido por toda a prefeitura de Vitória. Meu pai é muito respeitado e, hoje, o legado dele está aqui”, disse emocionado.
O secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi, falou sobre a emoção de ver mais uma política pública se materializando. “Podemos ver também a parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Esportes, tão incentivada pelo prefeito, Lorenzo Pazolini. E nós, do esporte, queremos muito trazer isso para a comunidade, pois a escola é o celeiro de talentos. Hoje começamos com o futsal, mas é apenas o início de uma jornada ainda maior para o esporte na nossa capital”, comentou o secretário.
Juliana Rohsner, secretária de Educação, se comoveu ao conversar com os estudantes. “Estou com o coração em festa! O tempo integral é extremamente importante na educação e vida de vocês. É uma oportunidade de trabalhar, dentro da escola, o sujeito inteiro, seus momentos de pensamentos, sentimentos, raciocínio e aprendizagens. Este projeto é uma forma de complementar esse tempo precioso que temos na escola, uma oportunidade que será inesquecível na vida das crianças e nossas, que veremos a transformação acontecendo”, disse.
Emerson Martins, professor selecionado pela Semesp para guiar os estudantes nessa nova jornada, comentou que esse é um projeto piloto. “O projeto começa aqui, com 40 estudantes, e busca fomentar e incentivar a prática de futsal no município, além da inclusão social. É uma oportunidade ímpar ter sido escolhido para dar o pontapé inicial nesse projeto”.
Durante toda a cerimônia, que contou até com pipoca para os pequenos, a animação das crianças era palpável. Os jogadores fizeram uma grande entrada, desfilando seus novos uniformes e foram ovacionados por seus pais, muito orgulhosos pela conquista de seus filhos.
Benjamin, 12 anos, está empolgado para começar. “Quis participar para melhorar minhas habilidades e, talvez, no futuro, me tornar um jogador. Me sinto bem praticando e fiquei muito animado quando soube que teria esse projeto na escola. Espero que seja um projeto incrível, grande e, algum dia, nacionalmente conhecido”, falou o estudante.
Bianca, 8 anos, já pensa em seu futuro dentro do esporte e lembra da importância da disciplina e da gentileza neste meio. “Já sei jogar bola. Precisamos respeitar as regras, ajudar caso alguém se machuque e tratar os outros com gentileza. Quero ser uma jogadora de futebol de um grande time”.