Mutirão realiza quase 6 mil atendimentos em Vitória
Um total de 5.835 atendimentos foram realizados na quarta edição do Vitória com Você, que aconteceu neste sábado (19), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, no bairro Mario Cypreste, na Região da Grande Santo Antônio, bem próximo ao Sambão do Povo.
Foram mais de 30 serviços disponíveis para os moradores do território nas áreas da saúde, como vacinação e vacinação antirrábica; assistência social, como Bolsa Família e CADÚnico; programas habitacionais e regularização fundiária; consulta ao IPTU e ISS; e meio ambiente, como cadastro para castração de cães e gatos; além de muitas brincadeiras para as crianças e diversão para as famílias.
O prefeito Lorenzo Pazolini chegou cedo e percorreu todas as salas, conversou com os moradores, servidores e brincou com as crianças. “O Vitória com você significa a realização de um sonho. Um sonho de ter uma cidade mais igual, mais bem cuidada, o sonho de estar ao lado do povo. Nós estamos caminhando na maior caravana de cidadania do Espírito Santo levando prestação de serviços e alegria. E este é o grande diferencial: falamos sério, mas também brincamos, levantamos a autoestima do povo e hoje, aqui, a Grande Santo Antônio está em festa”, disse o prefeito.
“É um evento que envolve quase 200 servidores públicos, quase 6 mil atendimentos. É de extrema importância para a sociedade”, avaliou o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Diego Libardi.
O Vitória com Você é uma ação da Prefeitura de Vitória que leva serviços públicos a todas as regiões da cidade e envolve todas as secretarias municipais e vários parceiros.
Entre os parceiros da ação, destacam-se a Justiça Federal, que ofereceu orientação sobre auxílio doença; revisão de aposentadoria, FGTS, FIES e financiamento habitacional. A Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento também esteve presente, com renegociação de débitos, solicitação de ligação de água e esgoto e religação. Teve ainda consulta ao SPC e Serasa, pela CDL, e orientações jurídicas pela Defensoria Pública para questões familiares, como divórcio, pensão e guarda dos filhos; inventário e repartição de bens em caso de falecimento de familiares; e processos criminais, por exemplo.
O que eles acharam
Cristiani Nascimento Rosa, 40 anos, foi ao mutirão para tirar a primeira via da identidade do filho João Gabriel, de 7 anos. Para ela, mais fácil do que se deslocar até a Casa do Cidadão, em Maruípe. “O serviço vindo às comunidades fica bem mais fácil para a população”, disse.
Já Vênus Reis e Silva, de 42 anos, foi ao mutirão da cidadania em busca de emprego. Na sala do Sine, a atendente Cristiane Cabidelli a ajudou a atualizar o seu cadastro com informações como as vagas de trabalho que ela deseja, a escolaridade e o endereço. “Isso é uma ótima coisa que o prefeito está fazendo pra gente. Se eu tivesse que preencher esse cadastro sozinha em casa eu não conseguiria, só aqui mesmo”, disse.
Roberto da Conceição, 55 anos, precisava tirar a segunda via da identidade, que já estava bastante deteriorada, mas no mutirão ele acabou precisando tirar a segunda via também da certidão de nascimento, e resolveu tudo ali mesmo no mutirão. “Eu preciso fazer esses documentos pra tirar carteira de motorista e conseguir um emprego melhor”, explicou o técnico em eletrônica.
A estudante Joycy de Souza, 17 anos, foi apenas acompanhar a mãe, que precisava tirar um documento, e acabou sendo atendida pela Casa da Juventude. “A minha mãe veio resolver alguns problemas porque ela vai casar e precisava da certidão dela, aí a moça me chamou pra conhecer o projeto e eu resolvi conhecer todos os projetos envolvendo jovens, porque eu faço curso e gosto de acrescentar coisas ao meu currículo. Eu tô achando muito legal e o moço me chamou pra fazer curso aos sábados, que é o dia que eu tenho disponível, e eu vou fazer. Curso de teatro, curso de design de sobrancelhas e trança”, contou a jovem.