Vila Velha investe em contenção de encosta e revitalização da praça na Ilha da Conceição

Vila Velha investe em contenção de encosta e revitalização da praça na Ilha da Conceição

Resguardar vidas e impedir avanço de construções em áreas de encosta. Com essa missão a Prefeitura de Vila Velha está entregando obras de contenção em diferentes bairros, seguindo o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR). No último sábado (26), foi a vez da inauguração da obra de construção do muro na rua Boa Morte, em Ilha da Conceição.

Na oportunidade, o prefeito Arnaldinho Borgo assinou a ordem de serviço que marca o início das intervenções de reforma da praça do bairro, na rua Circular. “Celebramos um marco significativo para a segurança e bem-estar dos cidadãos de Ilha da Conceição e região. Esta ação faz parte do nosso compromisso contínuo de proteger vidas, combater o avanço de construções irregulares em áreas impróprias, e erguer obras de contenção em encostas em outros locais de risco da cidade. Nosso trabalho resulta de um planejamento minucioso e as intervenções que realizaremos terão impacto real na vida das pessoas que, durante anos, vivenciaram momentos de preocupação e medo com deslizamentos de terra. Vamos reverter esta situação e levar alívio e confiança para as famílias”, afirma.

Para a moradora Vera Lúcia, residente há 40 anos na parte baixa, os momentos de deslizamento de terra foram constantes ao longo dos anos. “Com o tempo o morro foi cedendo, as pedras rolando mesmo. A gente ficava preocupada, cada chuva a gente achava que podia acontecer o pior. Mas agora tá muito bom, tudo lindo e acabou o medo”, resume a dona de casa.

Para Maria da Penha Rodrigues, foram muitos anos de sofrimento: “Fiquei até doente, a gente via os pedaços caindo. Muitos vieram e não fizeram nada. Mas hoje estou aqui para agradecer primeiro a Deus, porque ele é fiel e colocou esse prefeito com a equipe dele para nos abençoar com essa obra aqui”, relata emocionada.

O investimento de R$ 1,7 milhão garantiu a infraestrutura de concreto em 12 metros de altura com 35 metros de extensão, um total de 420 metros quadrados de área estabilizada.

Vale ressaltar que a atual gestão está agindo de forma preventiva e, em mais de dois anos e meio, realizou as obras de contenção de encosta nos bairros Sagrada Família, Industrial, Dom João Batista, Cobi de Cima (rua Francisca Guimarães), Santa Inês (rua Deolindo Perim), Zumbi dos Palmares (rua Índio Carajás) e Alecrim (rua Vespertina).

O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) identifica 104 setores de risco geológico no município, sendo 27 de Risco Médio (R2), 72 de Risco Alto (R3) e outros cinco de Risco Muito Alto (R4). O PMRR abrange a necessidade de mais de 200 intervenções nesses 104 setores. A previsão é de que a municipalidade precise de um montante superior a R$ 200 milhões em investimento para realizar as obras de contenção.

Praça

Parquinho infantil, mobiliário urbano com mesinha para jogos, pergolado, calçada cidadã de acordo com a cartilha legal, paisagismo, bancos e área cercada. Assim será a praça do bairro. Após a assinatura da ordem de serviço nesse sábado (26), a previsão é de que as intervenções sejam concluídas e entregue à comunidade ainda este ano.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha