Cerca de 15 mil pessoas no desfile de comemoração aos 488 anos de Vila Velha

Cerca de 15 mil pessoas no desfile de comemoração aos 488 anos de Vila Velha

Na manhã desta terça-feira (23), a população canela-verde foi para a rua prestigiar o aniversário da cidade: cerca de 15 mil pessoas assistiram ao desfile cívico-militar em comemoração aos 488 anos de Vila Velha. Tirando fotos, filmando e registrando todos os detalhes, famílias acompanharam a solenidade ao longo das laterais da avenida Jerônimo Monteiro, onde desfilaram mais de 50 organizações sociais e instituições, como Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, escolas, bandas marciais, dentre outras.

A abertura da cerimônia foi marcada pela chegada do fogo simbólico de transferência da capital capixaba de Vitória para Vila Velha, especificamente durante a data, que celebra também a Colonização do Solo Espírito-Santense. Em seguida, o governador Renato Casagrande e o prefeito Arnaldinho Borgo realizaram a entrega de medalhas e anunciaram licitações, ordens de serviços e novos investimentos no município.

O prefeito Arnaldinho Borgo destacou o somatório de forças que tornam Vila Velha como a cidade protagonista do estado. “São mais de 350 milhões de reais em investimentos que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas, como obras de macrodrenagem, construção da Casa da Mulher Brasileira para acolher as vítimas de violência doméstica, inauguração de unidades de saúde, escolas, pavimentação, entre outras obras que vão impactar efetiva e positivamente na vida dos moradores da cidade”, salientou.

O governador Renato Casagrande parabenizou a cidade e frisou a importância da cooperação entre as gestões estadual e municipal. “Parabéns para Vila Velha, afinal o Espírito Santo começou aqui. O nosso estado conquistou posições importantes no Brasil e hoje é referência em diversas políticas públicas. Com essa organização e parceria com os municípios, como temos aqui em Vila Velha, vamos seguir avançando muito. A cidade vive hoje um momento de resgate histórico, com investimentos em saneamento, macrodrenagem, saúde e educação que jamais foram feitos”, declarou.

O desfile iniciou com a temática “Onde tudo começou…”, em alusão ao aspecto histórico da cidade como o berço da colonização capixaba. A alegria, a cultura e a qualidade de vida do povo canela-verde deram o tom do enredo sob o tema central “Vila Velha: Terra de gente feliz”. Além de toda a emoção na avenida, três aeronaves do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAER) sobrevoaram o local do evento, chamando a atenção dos espectadores.

A aposentada Nailda de Jesus, 64 anos, é baiana, mas já mora em Vila Velha há nove anos. “Fui muito bem recebida por essa cidade acolhedora. E esta é a primeira vez que assisto ao desfile. Estou encantada com toda a programação de aniversário da cidade, é uma verdadeira festa. A Prefeitura está de parabéns, tudo muito lindo e animado”, comentou.

O motorista Marcos André do Nascimento, 33 anos, trouxe o filho André Luiz, de 7 anos, para assistir à solenidade. “Vim com a minha família e também convidei os amigos. É extremamente importante a gente participar e prestigiar as escolas e todas as instituições que participam”, disse.

A administradora Dayane Toneto, 30 anos, também marcou presença no evento com toda a família e fez questão de levar os pequenos Levi, 2 anos, e Lara, 5. “Eu desfilava com a escola quando era nova e hoje faço questão de trazer as crianças. Venho todos os anos. É um ato de civismo”, afirmou.

Além da marcha, estilo musical que comumente embala os desfiles cívico-militares, o tradicional congo capixaba não ficou de fora, animando e abrilhantando o festejo, que seguiu mesmo debaixo de chuva fina. Perto do encerramento do evento e representando os servidores públicos, os garis passaram, sob muitos aplausos, fazendo a limpeza da avenida e mantendo as vias da cidade limpas e bem cuidadas.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha