ESX 2023: maior evento de tecnologia e inovação do ES começa nesta sexta (2)

ESX 2023: maior evento de tecnologia e inovação do ES começa nesta sexta (2)

A Praça do Papa sediará o maior evento de tecnologia e inovação do Espírito Santo, entre os dias 2 e 4 de junho. O ESX – ES Innovation Experience 2023 reunirá 72 startups e será um verdadeiro ponto de encontro para o ecossistema de inovação capixaba. A meta do evento é estimular a criatividade e a experimentação de metodologias ágeis e flexíveis no âmbito da inovação.

Segundo a própria conferência, em sua última edição, foram mais de 17 mil pessoas que passaram pela Praça do Papa, durante os quatro dias de evento.

Uma das atrações do ESX 2023 será o espaço Talentos do Amanhã, patrocinado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (CDTIV). O objetivo é despertar o interesse de crianças e jovens em relação à inovação e à tecnologia. Em parceria com a Crtl Play, serão ofertadas oficinas sobre robótica e programação de forma leve e adequada a esse público.

Além disso, o espaço contará com a participação de estudantes dos 10 projetos selecionados do Pibic Jr. 2023, Programa de Bolsas de Iniciação Científica voltado para estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Vitória, que terão a oportunidade de participar das oficinas.

Além do espaço Talentos do Amanhã, a CDTIV também levará um stand ao evento, onde serão executadas diversas ações nas áreas de Inovação, Turismo e Educação. Por meio da Escola da Inovação, acontecerão oficinas de modelagem com impressão em 3D, proporcionando aos participantes uma experiência prática e estimulante.

A Secretaria de Educação também terá participação no evento, apresentando o Projeto Lego, que foi desenvolvido em duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), além dos relatos das experiências diversas com o uso dos tablets na Educação da capital. O programa TIX Letramento, que oferece melhores oportunidades de aprendizagem aos estudantes, valorizando a cidadania e promovendo a inclusão sociodigital, também será demonstrado. Essas iniciativas visam proporcionar condições para o pleno desenvolvimento das crianças e estudantes.

Para o diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, a participação em um evento desse porte reforça o compromisso da Prefeitura com a inovação e a busca por um ambiente propício ao desenvolvimento dessas áreas. “Ao participar de eventos dessa natureza, a Prefeitura tem a oportunidade de se manter atualizada sobre as tendências e avanços nas áreas de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Além disso, mantém sua visão voltada para o futuro e seu compromisso em impulsionar a economia local por meio da inovação. Essa abordagem pode atrair investimentos, impulsionar o empreendedorismo e criar oportunidades de emprego, fortalecendo a comunidade e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, afirma.

Espaços Talentos do Amanhã

Oficina Introdução à lógica de programação – Acima de 7 anos
Serão trabalhados conceitos de lógica de programação abordados de forma lúdica e divertida. Nessa oficina o estudante utilizará a linguagem de blocos para programação, trabalhando com algoritmos, lógica, e alguns conceitos básicos  tais como loops e condicionantes.

Oficina Robótica com Microbit – 7 a 12 anos
Desenvolvido pela BBC Inglaterra , o omicrobit inspira crianças a integrarem o mundo do pensamento computacional. Didático, atrativo e facilitador do interesse pelo ensino da programação e da robótica.

Oficina Programação Python – Acima de 14 anos
Python é uma linguagem Open-Source muito utilizada em data sciencemachine learning, desenvolvimento web e de apps, automação de scripts, fintechs e mais. Uma das vantagens é a facilidade com a qual se aprende a linguagem.

Oficina Roblox Summer Camp – 7 a 12 anos
Roblox é uma ótima ferramenta para promover o trabalho em equipe e a comunicação enquanto os alunos interagem em um mundo de jogo multiplayer ou colaboram simultaneamente em projetos no Roblox Studio.

Oficina Meu 1º game no Construct 3 – 10 a 14 anos
Construct 3 é uma ferramenta destinada a programadores com e sem experiência. Permitindo a criação rápida de jogos, por meio do estilo Drag and Drop usando um editor visual e um sistema de lógica baseada em comportamento.

Oficina Minecraft Adventure – 7 a 12 anos
O jogo virou febre no mundo! Com um formato similar a um Lego virtual ,o videogame permite que você use blocos para construir objetos e cenários. Mas não é só isso,dá até para aprender a programar com Minecraft!

Oficina Robótica com Arduino – Acima de 10 anos
O Arduino é uma incrível plataforma de prototipagem rápida. Facilita o desenvolvimento de projetos de automação e robótica, tanto de hardware quanto de software.

Oficina Criando jogos com Scratch – 7 a 12 anos
Com o Scratch, é possível criar animações, jogos e histórias interativas, expressando paixões e interesses pessoais por meio da programação em blocos.

Stand CDTIV

-Oficina de modelagem com impressora 3D.
Data:  03 e 04 de junho
Hora: De 14h00 as 19h00

Inscrição e programação completa pelo link: https://esx.com.es/.

Reprodução : Prefeitura de Vitória