Obras de revitalização da Rua da Lama em Vitória estão dentro do cronograma de execução

Obras de revitalização da Rua da Lama em Vitória estão dentro do cronograma de execução

As obras de reurbanização da Rua da Lama, que fica em uma das áreas mais frequentadas de Vitória, estão dentro do cronograma de execução e com a drenagem concluída. As intervenções consolidarão o espaço como um polo gastronômico, transformando a via em e de trânsito calmo e valorizando como local de entretenimento e convívio social.

Na tarde desta terça-feira (30), o prefeito Lorenzo Pazolini esteve no local para conferir o andamento da obra, que está a todo vapor. “As melhorias são necessárias e aguardadas pela comunidade. Essa obra foi planejada em conjunto com os comerciantes desde seu início. Agora com a obra já bem adiantada vamos ampliar este diálogo com a comunidade”, disse. O prefeito lembrou que a fase mais crítica já foi superada. “Concluímos a drenagem. No momento, é construir o passeio e concluir a obra”, explicou o prefeito.

Durante a visita, foram ouvidos relatos de comerciantes e moradores a respeito do andamento da obra e das intervenções. Acompanhado do secretário de Obras Gustavo Perin e do engenheiro fiscal do empreendimento, o prefeito ouviu sugestões, reclamações e elogios sobre as obras e marcou para esta quarta-feira (31) uma reunião ampliada com comerciantes, moradores e representantes da empresa vencedora da licitação e da secretaria de Obras (Semob), para juntos definirem diretrizes para minimizar os efeitos temporários das intervenções.

Visita às obras da Rua da Lama
Visita às obras da Rua da Lama

Investimento

A obra faz parte do Plano Vitória, que prevê R$ 1 bilhão de investimentos em várias áreas até 2024, sendo mobilidade e infraestrutura viária um dos eixos do conjunto de ações. Nessa obra, o valor investido é de R$ 4,5 milhões. As intervenções na Rua da Lama estão transformando a via em local de trânsito calmo, valorizando-a como local de entretenimento e convívio social.

O projeto engloba redução da velocidade dos carros e nivelamento entre via carroçável e calçadas. A ampliação do canteiro central vai criar áreas de convívio e disponibilizar espaço para feirinhas e atividades culturais. Serão implantados novo mobiliário urbano, com bancos e pergolados. A nova Rua da Lama terá, ainda, novo paisagismo, com plantio de novas árvores.

O calçadão para pedestres terá 3,8 metros, nos dois lados da via, revestidos com granito natural. As vias carroçáveis terão, em cada sentido, 3,5 metros de largura, revestidas com piso intertravado. Haverá, ainda, balizadores fixados para delimitar o fluxo de pedestres e veículos. A nova rua da Lama terá nova iluminação, fiação subterrânea e implantação de câmeras de videomonitoramento e implantação de paraciclos.

Reprodução : Prefeitura de Vitória