Prefeitura de Viana realiza ação de conscientização contra o abuso sexual infantil

Prefeitura de Viana realiza ação de conscientização contra o abuso sexual infantil

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data marcada pela realização de ações que visam alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Em alusão à data, a Prefeitura de Viana, por meio das secretarias de Assistência Social (SEMAS) e Defesa Social (SEMDES), participou de uma ação de conscientização na manhã desta quinta-feira (18), no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, em conjunto com Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES) e com a PRF.

Foram distribuídos panfletos e orientações aos condutores que passavam pelo local com o intuito de alertar sobre o tema e informar a respeito dos canais de denúncias.

“Nós estamos trabalhando em prol do combate ao abuso sexual e exploração. Por meio do trabalho integrado com os demais órgãos, podemos alcançar resultados importantes rumo a proteção das nossas crianças e adolescentes. A população também pode fazer sua parte, discando 100, 181 ou 190, e procurar os conselhos tutelares”, comentou o secretário de Assistência Social de Viana, Glaydiston Mendes.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é uma forma de violação de direitos humanos e envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade. Essa violência não ocorre apenas no contexto de exploração sexual, mas também se dá por meio de abusos intrafamiliares ou interpessoais.

Dessa forma, é dever do Estado e de suas instâncias criar medidas de proteção e de conscientização a respeito dos efeitos danosos do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesse sentido, são as ações de enfrentamento que podem gerar sensibilização e mobilização social para combater essas formas de violência.

História da data

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece no dia 18 de maio, data instituída em memória de Araceli Cabrera Crespo, que aos 8 anos foi raptada, drogada, estuprada e morta em 1973, em Vitória, em um caso que ganhou repercussão nacional.

Reprodução : Prefeitura de Viana