Projeto Serra Digital: Estação Cidadania de Cultura em Novo Porto Canoa vai ganhar centro tecnológico

Projeto Serra Digital: Estação Cidadania de Cultura em Novo Porto Canoa vai ganhar centro tecnológico

A tecnologia chegou para fomentar a cidadania e a cultura na cidade. Desde março, o projeto Serra Digital disponibilizou 100% dos processos em meio digital. Além do protocolo eletrônico, também é possível agendar consultas online, consultar débitos com a Fazenda municipal, solicitar serviços por meio do aplicativo Colab, dentre outros, facilitando o acesso aos serviços públicos e agilizando o atendimento.

Pensando no direito à acessibilidade de todos, a Estação Cidadania de Cultura Novo Porto Canoa, em Novo Porto Canoa, vai inaugurar, nesta quarta-feira (10), um Telecentro de Informática.

O centro tecnológico será um ponto de auxílio para integrantes da área de cultura que necessitam de equipamentos para acessar os serviços digitais, realizar pesquisa, inscrições em processos seletivos e outras demandas em que o computador é instrumento.  Ao todo serão disponibilizados 10 computadores de última geração, todos permanentemente ligados à rede mundial de computadores.

O foco principal do Telecentro é atender, prioritariamente, os jovens usuários da Estação Cidadania e das comunidades da região, com baixa ou nenhuma inclusão digital. Entretanto, o centro também poderá ser utilizado pelo público geral para acessos, como inscrições em processos seletivos, editais e outros.

Para os interessados em usufruir dos novos computadores, é necessário a efetivação de um cadastro, que será realizado na Estação Cidadania. O uso será mediante a ordem de chegada e com tempo limitado por cada usuário.

Estação Cidadania de Cultura Novo Porto Canoa 

A Estação Cidadania é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho. Além de serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital em municípios e áreas com escassez desses recursos.

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Philipe Lemos, falou sobre a necessidade de pensar nos dois lados do projeto Serra Digital. A importância de implementar a tecnologia nos serviços e criar oportunidades para que o cidadão possa aproveitar e caminhar com os avanços.

”A abertura do primeiro Telecentro da Estação Cidadania da Serra, reforça a preocupação e o trabalho do município em proporcionar inclusão digital aos cidadãos, ainda carentes de inserção na sociedade digital dos nossos dias, tal como, dos benefícios da comunicação em rede e dos serviços públicos hoje possibilitados pela tecnologia. Na Serra, agora, todos os processos são digitais e, para funcionar, precisamos pensar em estratégias para que as oportunidades sejam iguais para todo”.

Serviço 

Local: Estação Cidadania de Cultura Novo Porto Canoa 
Endereço: Avenida José Domingos Martins 142, Serra, Novo Porto Canoa
Telefone: (27) 3251-3257

Reprodução : Prefeitura da Serra