Projovem Continental fortalece vínculos com a arte do grafite em Vitória

Projovem Continental fortalece vínculos com a arte do grafite em Vitória

Se você ficar surpreso em saber que estão ensinando graffiti aos adolescentes que participam de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Projovem, mais surpreso ficará ao ler as histórias, sobre os sentimentos e os sonhos despertados nos adolescentes, após passarem pela experiência na oficina ministrada pelo artista plástico Handerson Chic, para os adolescentes que frequentam o Prjovem Continental, que atende a adolescentes de 15 a 17 anos.

“Quero sair espalhando amor”, disse Gabriel Contão, de 16 anos. “O mundo precisa de mais amor, por isso elegi o ‘coração’ como minha marca”, complementou. ele disse ainda que as escolas deveriam utilizar a arte do grafite para deixar os ambientes mais felizes.

Samara Ferreira de Almeida Amor Divino, de 15 anos, disse que gostou tanto dos traços, das possibilidades de expressão da arte e, principalmente, dos seus sentimentos, que sonha em viajar colorindo espaços. Ao ser perguntada para qual destino, a adolescente foi rápida na resposta: “Queria ir para Paris. Pintar os arredores da Torre Eiffel. Deixar meu nome registrado na história. O grafite é expressão artística e marca uma cultura”.

Curso de grafite no Projovem Continental

A oficina de grafite do SCFV Projovem Continental, que emocionou os adolescentes, é destacado pela secretária de Assistência Social, Cintya Schulz e pela equipe da Gerência de Atenção à Família (GAF) como um importante espaço para expressão coletiva. A secretária fez questão de ir até o Centro de Referência de Assistência Social para conhecer de perto as expressões e impressões dos adolescentes.

Para a secretária, ao utilizarem o grafite como estratégia de intervenção para estimular a criatividade, no intuito do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários , possibilitam que esses adolescentes se reconheçam como sujeitos de muitas possibilidades de vida.

O grafite também fez parte das atividades desta semana (17 a 21/04) no SCFV Projovem Maruípe.

Curso de grafite no Projovem Continental
Curso de grafite no Projovem Continental
Para a secretária Cintya Schulz, ao utilizarem a arte do grafite possibilitam que esses adolescentes se reconheçam como sujeitos de muitas possibilidades de vida.
Reprodução : Prefeitura de Vitória