Programa de saúde garante DIU gratuitamente para moradoras vianenses
Pensando na saúde das mulheres e no projeto familiar dos vianenses, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), oferta tratamento para inserção de Dispositivos Intrauterinos, conhecidos como DIU, nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. O método contraceptivo é um dos mais efetivos para controle de natalidade, com eficácia superior a 99%.
As mulheres interessadas na inserção do dispositivo participam de palestras sobre planejamento familiar e direitos sexuais reprodutivos e passam por uma consulta com especialistas em exames preventivos antes de realizar o procedimento. Logo após o tratamento, as pacientes recebem uma ultrassonografia e passam por uma consulta de check-up para acompanhar a evolução da intervenção.
A ação se iniciou na Unidade de Saúde de Canaã que oferta às mulheres o tratamento com o DIU de cobre, método que é mais efetivo, com vida útil de até 12 anos, e que não oferta risco às pacientes. As UBS de Viana realizam a captação de mulheres interessadas no procedimento e as encaminham até a unidade de Canaã para a sua realização.
A Oriana Infante tem uma linda família com dois filhos e já tentou outros métodos contraceptivos como forma de tratamento, mas não se habituou. Agora, ela está passando pela intervenção com o DIU.
“Eu já tenho dois filhos. Estava me medicando com injeção anticoncepcional e com as pílulas, mas estava passando mal nas aplicações. Com o DIU você tem uma tranquilidade de dez anos de proteção e de cuidado com a nossa saúde”, comentou.
Está interessada? Veja os procedimentos:
1- Solicite o serviço na unidade de saúde mais próxima ou para o agente de saúde da rua região para fazer o encaminhamento;
2- Participe das palestras sobre planejamento familiar e direitos sexuais reprodutivos das mulheres;
3- Realize exames preventivos junto aos especialistas;
4- Tudo ok? Vamos para a inserção na Unidade de Canaã. Mas calma, não para por aí;
5- Faça a revisão por meio de ultrassonografia em nossa unidade;
6- Agora, sim. Continue suas consultas regulares e tenha uma vida tranquila.
Reprodução : Prefeitura de Viana