Prefeito Wanderson Bueno lança programa inovador que trará mais segurança às unidades de ensino de Viana

Prefeito Wanderson Bueno lança programa inovador que trará mais segurança às unidades de ensino de Viana

Uma educação de qualidade se constrói com um ensino de ponta em um espaço seguro. Para isso, a Prefeitura de Viana lança o programa Escola da Família, ação inovadora no Espírito Santo que trará mais segurança ao ambiente das unidades de ensino do município.

Dentre as medidas estão a convocação de policiais militares e guardas municipais para atuarem nas escolas, botão do pânico e porta detectora de metal. As ações devem entrar em vigor em 45 dias.

O programa trabalha, de forma integrada, com serviços focados em quatro alicerces fundamentais para o ensino: segurança, atenção psicossocial, trabalho pedagógico e, o mais importante, a família. O objetivo é fortalecer o envolvimento e a parceria da família no ambiente escolar.

O prefeito Wanderson Bueno destaca que a ideia é criar laços de pertencimento junto aos pais, que são corresponsáveis na formação dos alunos, pois ambos possuem papéis importantes, os pais na educação dos filhos e a escola na oferta de conhecimento e convivência social.

“O programa Escola da Família vai levar um contexto de núcleo familiar para dentro da escola, onde se tem amor, paciência, comunhão, responsabilidade e respeito mútuo. Da mesma forma que trabalhamos em um ambiente interno de uma escola, queremos ressaltar a responsabilidade da família nesse processo”, pontuou o prefeito.

Serviço de segurança

O primeiro pilar do programa é a segurança, instituída com a criação do Serviço de Segurança Patrimonial Escolar (SESPE) e do Grupamento Especial de Segurança Patrimonial Escolar (GESPE). Com as medidas, o município convocará, por meio de um convênio com o Governo do Estado, até 100 policiais militares da reserva para atuar de maneira voluntária nas escolas. Também haverá a convocação de policiais militares da ativa em regime de escala especial e a guarda municipal, também em regime de escala especial, poderá atuar.

“Vamos convocar profissionais com maturidade e experiência para atuação em um espaço como da escola. De acordo com a nossa experiência com as escolas cívico-militares, a presença de um agente de segurança no ambiente escolar tem exercido várias funções, não só na segurança da comunidade escolar, mas também na construção de um ambiente escolar com civismo e respeito mútuo”, pontuou Bueno.

As vagas para lotação de militares estaduais voluntários da reserva remunerada que atuarão nas escolas municipais podem ser feitas no link.

Os benefícios a estes profissionais serão recesso de 15 dias e férias de 30 dias, remuneração complementar de R$ 1.200,00, além das vantagens previstas na Lei Complementar 617/2012.

Ação conjunta com a Guarda Municipal

Além disso, o programa vai fortalecer a atuação da Patrulha Escolar realizada pela Guarda Civil Municipal, com ampliação de visitas tranquilizadoras e monitoramento nas unidades. Outra medida é a instauração do Comitê Integrado de Diagnóstico de Ambiente de Risco Escolar, que, com a participação de diversas forças de segurança, vai vistoriar escolas a fim de encontrar pontos fortes e fracos das unidades. A comunidade escolar receberá ainda um treinamento em sistema de urgência para evacuação e situações de emergência.

Tecnologia em favor da segurança

As medidas fazem parte de um conjunto robusto que envolve Estruturação Tecnológica, instituindo o Botão do Pânico com integração ao vídeomonitoramento e alarme nas escolas. O diferencial proposto pelo programa é a instalação de portas detectoras de metal que fazem reconhecimento facial, uma tecnologia inovadora no Estado.

“Com esse projeto piloto, instalaremos os equipamentos em uma EMEF e uma CMEI e vamos fazer testes exaustivos para escolher o melhor modelo e garantir segurança no ambiente escolar”, destacou o prefeito.

Família

Incluir a família neste processo é essencial. Por isso, será instituído o Serviço de Desenvolvimento, Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Família, que, por meio do Núcleo Educacional: Família e Escola (NEFE). Por sua vez, este ofertará o Serviço de Apoio Psicossocial Escolar (SAPE), com atendimentos realizados por Psicólogos, Assistentes Sociais e Fonoaudiólogos; além do Serviço de Saúde Mental, que ampliará a oferta por atendimento de Psiquiatria e Neurologia.

A secretária de Educação, Luzian Belisario, destaca que para se fomentar a paz nas escolas é necessário identificar o foco prioritário de ações e os agentes envolvidos.

“Precisamos nos proteger daquilo que não conhecemos. Identificamos onde está o problema e ele está em pessoas. É importante
termos em mente que o objetivo principal é cuidar das pessoas”, ressaltou Luzian.

Atividades Pedagógicas

A educação é uma ferramenta na garantia de segurança e formação de cidadania. Com isso em mente, vamos fomentar e ampliar as atividades pedagógicas. Alguns exemplos são àquelas voltadas a políticas antidrogas, teatro escolar, consciência negra/diversidade humana, combate ao bullying, educação ambiental, educação e valores humanos.

“É a hora de apresentar o outro lado da moeda, para que a gente possa agir, cobrar responsabilidade e trabalhar por uma sociedade mais justa, para que tenhamos uma cidade mais igualitária e de oportunidades, para promovermos, assim, uma cultura de paz em todos os âmbitos de Viana”, completou o prefeito.

Programa em várias frentes

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno, do vice Fabio Dias, vereadores, representantes das polícias Federal, Militar, Civil e Penal, Guarda Civil Municipal de Viana, Corpo de Bombeiros Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Sindicato dos Trabalhadores (as) em Educação Pública (Sindiupes), secretários municipais; diretores das escolas municipais e demais autoridades.

Reprodução: Prefeitura de Viana