Educação realiza seminário especial de promoção à cultura de paz nas escolas de Vitória

Educação realiza seminário especial de promoção à cultura de paz nas escolas de Vitória

A partir do desenvolvimento de ações de caráter institucional e intersetorial, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) vem fortalecendo a Política de Educação para Cultura de Paz, visando contribuir com a intensificação da convivência dialógica saudável com crianças, adolescentes, jovens e adultos nas unidades de ensino de Vitória, assim como membros da comunidade escolar e local.

Com esse intuito, a Seme promove, na próxima segunda-feira (24), no auditório Zemar Moreira Lima, no Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, das 13 às 18 horas, o seminário “Convivência Escolar e Cultura de Paz”, com a participação da pedagoga e doutora em Educação Telma Vinha e da autora do livro “Agressão: Fundamentos Biopsicossociais” e mestra em Educação, Viviane Melo.

“A construção de uma cultura de paz pressupõe que toda a escola esteja disposta a estabelecer uma relação que se realize por meio do diálogo, de ações cooperativas e participação ativa de todo o coletivo da escola, na busca por soluções e encaminhamentos para os conflitos cotidianos e a construção de valores de ética e de cidadania”, afirma a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.

Ela complementa: “Acreditamos que é papel de toda comunidade escolar mobilizar vivências e produções coletivas que proporcionem atitudes positivas, além de promoverem espaços de diálogo com exercício de escuta ativa e empática das crianças, estudantes e profissionais, refletindo e transformando situações adversas e conflitivas em práticas educativas inclusivas e transformadoras. Por esses motivos, organizamos este seminário e trouxemos a professora Telma Vinha, que é uma grande referência da área de convivência e cultura escolar”.

O evento destina-se a diretores escolares e profissionais que atuam na rede municipal de ensino.

Confira um pouco mais sobre as convidadas

Telma Vinha

Telma Vinha é pedagoga, doutora em educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp, além de autora de livros e artigos diversos.

Realiza pesquisas sobre a qualidade da convivência e do clima escolar, conflitos e violências, desenvolvimento moral e socioemocional e relações interpessoais na escola.

É coordenadora do Grupo de Estudos “Ética, Diversidade e  Democracia na Escola Pública” do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp e também coordenadora associada do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral”, o GEPEM, da Unesp/Unicamp.

Viviane Melo

Autora do livro “Agressão Fundamentos Biopsicossociais”. Licenciada em Ciências Biológicas e mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Atualmente, trabalha nas redes públicas e privadas de Educação Básica do Espírito Santo. Desenvolveu o subprojeto de pesquisa intitulado “Natureza, Ciência e Tecnologia: A Concepção dos Futuros Professores e Cientistas”.

Reprodução : Prefeitura de Vitória