Vila Velha demonstra seu compromisso com o meio ambiente no Dia da Árvore

Vila Velha demonstra seu compromisso com o meio ambiente no Dia da Árvore

Na manhã desta quinta-feira (21), munícipes, lideranças e comunidade escolar de Vila Velha se uniram para celebrar o Dia da Árvore em um evento especial. As ações alusivas à data ocorreram entre os bairros Ilha dos Ayres e Cristovão Colombo, próximo à Escola Municipal UMEF Irma Feliciana Garcia, e foi uma iniciativa da Prefeitura de Vila Velha, que visa promover a conscientização ambiental e a expansão das áreas verdes na região.

Junto ao prefeito Arnaldinho Borgo, a comunidade plantou 38 mudas de árvores, incluindo espécies de ipê amarelo e árvores samambaias, mudas doadas por meio da parceria com a empresa EDP. Ações constantes que estão tornando Vila Velha um lugar mais acolhedor, verde e em harmonia com a natureza.

Com as mãos na terra o prefeito Arnaldinho Borgo destacou a importância de ações de preservação e plantio de sementes não só na terra, mas na consciência e coração das pessoas. Iniciativa, que segundo o prefeito, vão garantir frutos bem mais fortes.

“Plantamos mais de 12 mil mudas de árvores, um número que, embora significativo, representa apenas uma fração do nosso ambicioso plano de plantar 100 mil mudas por toda a cidade. Nosso objetivo é transformar Vila Velha mais arborizada, promovendo melhorias ao meio ambiente. Estamos empenhados em revitalizar e construir parques urbanos e unidades de conservação em todo o município, reafirmando o compromisso com a preservação ambiental. Estamos construindo a cidade do futuro, preservando e respeitando o meio ambiente agora”, destacou Arnaldinho.

Ricardo Klippel, secretário de Meio Ambiente, comentou que a ação também faz parte da educação ambiental de crianças e jovens, disciplina cada vez mais praticada em Vila Velha.

“A prefeitura de Vila velha está revitalizando este espaço urbano com um corredor de mudas de espécies nativas, devidamente identificadas em um placa informativa. O plantio realizado hoje é uma forma de educação ambiental para as crianças e os munícipes, resgatando a importância da árvore para o nosso meio ambiente”, disse o secretário.

“Sementes”

“Nossas crianças de hoje estão plantando as sementes do futuro, enquanto aprendem a cuidar das árvores deste lugar. Estamos, assim, semeando diretamente no solo fértil do meio ambiente de nossa cidade. A educação é a estrada mais promissora para a conscientização ambiental”, ressaltou a secretária de Educação, Adriana Meireles.

O evento ganhou ainda mais atrativos com a presença do palhaço Chico Cheiroso, que proporcionou momentos de diversão para as crianças da escola. Além disso, foram realizadas palestras e atividades interativas que destacaram a importância das áreas verdes no município, ações que fazem parte do projeto “Escola Vai o Parque”, em parceria com a Universidade Vila Velha (UVV).

Participaram as secretarias de Meio Ambiente; Serviços Urbanos; Educação; Obras e Projetos Estruturantes e Defesa e Proteção Civil, com apoio da Guarda Municipal. Esteve presente o gestor-executivo de Atendimento Comercial e Relacionamento Institucional da EDP, Adilson Loriato Herzog, além de vereadores e lideranças comunitárias dos bairros Ilha dos Ayres e Cristóvão Colombo.