Parceria com APAE Serra expande atendimentos em 17 mil casos

Parceria com APAE Serra expande atendimentos em 17 mil casos

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Saúde da Serra assinou um Termo de Fomento que amplia em 17 mil os atendimentos clínicos da Apae Serra.

Foi realizado um evento para a assinatura, com a presença do prefeito da Serra, Sergio Vidigal. Na ocasião, também foram entregues dois veículos pela Secretaria de Assistência Social da Serra (Semas).

Os recursos para os novos atendimentos foram obtidos por meio de emendas parlamentares que somam aproximadamente R$ 3 milhões.

“Essa luta não e uma tarefa fácil, porque é uma luta dos anônimos, dos invisíveis, uma luta que ninguém deu muita atenção. Mas foi a persistência, a determinação e esse voluntariado que os fizeram chegar aonde chegaram, e vão chegar muito mais longe. Essa determinação não para por aqui, até porque muitos deles vivem isso dentro de casa,  convivem com pessoas com deficiência, e sabem da necessidade e importância destes investimentos”, disse o prefeito da Serra, Sergio Vidigal.

Entre os serviços que serão ofertados pela entidade após a ampliação dos atendimentos estão: ortopedia, nutrição, pediatria, otorrinolaringologia, teste da orelhinha, audiometria e exame Bera.

“É um momento muito importante de inclusão, e estamos muito felizes porque a Apae da Serra é parceira há muito tempo da Prefeitura da Serra e da Secretaria de Saúde da Serra. Eu gostaria de deixar aqui um agradecimento a todas as famílias, porque vocês são heróis todos os dias, pois lutam diariamente por esta inclusão. Quando falamos em Dia Nacional da Luta, falamos de uma luta que é diária”, afirmou a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra.

Vale lembrar que a Secretaria de Saúde da Serra possui um convênio com a Apae Serra para garantir o atendimento multidisciplinar (neurologistas, fonoaudiólogo, psicólogos, terapeuta ocupacional, psiquiatras, outros) das pessoas com deficiência.

O acesso ao serviço é ofertado após encaminhamento médico por meio da Regulação Municipal, e os moradores podem buscar informações nas unidades de saúde de sua referência.

Reprodução: Prefeitura da Serra