Ação de limpeza na Praia da Sereia neste domingo (20)

Ação de limpeza na Praia da Sereia neste domingo (20)

No próximo domingo (20), a Praia da Sereia, na Praia da Costa terá nova ação de limpeza voltada para a conscientização ambiental, com retirada de microlixo da faixa de areia em prol do meio ambiente. A programação é parte do Programa Bandeira Azul, com apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Cultura e contará com a participação de banhistas e comunidade local. A concentração será na tenda do Bandeira Azul e terá início às 9 horas.

A coordenadora de educação ambiental, Manuela Batista, explicou que as atividades educativas são programadas para acontecer durante todo o ano: “Esse tipo de ação não tem importância apenas no lixo recolhido, mas na sensibilização da sociedade, mostrando que o descarte irregular de resíduos traz conseqüências negativas ao meio ambiente e, principalmente, tem impacto direto na vida marinha”, ressaltou.

Ao longo de todo o ano, com a certificação internacional, será realizado um programa de educação ambiental no local, com atividades voltadas à conscientização dos frequentadores em relação ao descarte de lixo na praia e a poluição dos ecossistemas marinhos. Serão ações variadas, que vão desde mutirões de limpeza de área natural, intervenções lúdicas e artísticas e também atividades esportivas, buscando sensibilizar os frequentadores sobre a importância das nossas atitudes na saúde do meio ambiente.

Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, há uma série de critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. É uma certificação internacional pelo reconhecimento de um padrão de qualidade e excelência.

Entre os documentos analisados pela comissão nacional do programa, consta a qualidade da água da região pelo período de um ano. Outra exigência é a limpeza da areia, inclusive do microlixo, a partir da certificação.

“Os critérios de balneabilidade do Bandeira Azul são mais exigentes do que a legislação nacional. Isso garante a qualidade da água e da areia para os seus frequentadores”, finalizou a coordenadora Manuela Batista. Ela também lembrou que a Praia da Sereia é a primeira praia capixaba a receber o selo Bandeira Azul, o que é motivo de muito orgulho para quem vive em Vila Velha.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha